Profissionais promoveram palestras em escola, busca ativa nas ruas e atendimento na sede do Cras do município
Psicólogos e assistentes sociais do programa Anjos da Paz, vinculado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), acolheram um dependente químico, nesta segunda-feira (18), durante ação de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas em São Brás, município do Agreste alagoano.
Os profissionais visitaram a residência de um jovem de 19 anos dependente de maconha e promoveram um trabalho de sensibilização, resultando no acolhimento voluntário. Durante a abordagem, o jovem teve seu perfil identificado e, em seguida, encaminhado para uma das 36 comunidades acolhedoras credenciadas à Rede Acolhe.
O dependente poderá ficar na comunidade de forma gratuita por até seis meses em regime de internato sendo acompanhado por multiprofissionais. Após o acolhimento, ele ainda poderá ingressar no programa de reinserção social e produtiva, cujo intuito é gerar oportunidade de trabalho para os acolhidos da Rede Acolhe.
O acolhimento do jovem foi um dos resultados de uma ampla ação de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas em São Brás promovida pelo Centro de Acolhimento a Pessoas com Dependência Química de Arapiraca em parceria com o de Santana do Ipanema. Foram realizados atendimentos com os Anjos da Paz no Cras, além de palestras na Câmara de Vereadores voltada para agentes públicos e na escola estadual Sampaio Marques.