Alimentação durante o tratamento da infecção urinária

COMPARTILHE
Por: Tua Saúde  Data: 26/04/2022 às 10:49
Fonte de Imagem: Reprodução

A alimentação para curar a infecção urinária deve saudável e equilibrada, devendo incluir o aumento da ingestão de líquidos e de alimentos diuréticos, como melancia, pepino e cenoura. Além disso, o suco de cranberry, também chamado de arando ou oxicoco, também pode ser um ótimo aliado para tratar e prevenir novas infecções, já que interfere na adesão das bactérias ao trato urinário, impedindo o desenvolvimento de infecção mais grave. 

É importante também evitar alguns alimentos durante o tratamento para infecção urinária, principalmente os alimentos ricos em açúcar, como bolos, biscoitos e refrigerantes, uma vez que favorecem o desenvolvimento de bactérias.

Em geral, o tratamento para infecção urinária é feito com o uso de antibióticos prescritos pelo médico, de acordo com a causa da infecção, mas a alimentação pode ajuda a acelerar a cura.

O que comer no tratamento para infecção urinária
Para ajudar a tratar a infecção urinária, o mais importante deve ser consumir bastante água, pois ela ajuda a produzir mais urina e, assim, favorece a eliminação das bactérias causadoras da infecção.

Além disso, consumir cranberry, também conhecidos como arando ou oxicoco, ajuda a combater a infecção urinária e prevenir novas infecções porque dificulta a aderência das bactérias às células do trato urinário. Alguns estudos também indicam que o consumo de limão e de morango também poderia ajudar a combater a infecção, já que possuem propriedades antimicrobianas, podendo também ser incluído na alimentação durante o tratamento da infecção urinária.

Outra recomendação é aumentar o consumo de alimentos diuréticos, como cebola, melancia, aspargo, salsa, graviola, pepino e cenoura.

O que evitar
Para evitar crises de infecção urinária e manter o sistema imunológico fortalecido, deve-se evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  • Açúcar e alimentos ricos em açúcar, como bolos, biscoitos, doces e chocolates;
  • Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate;
  • Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pão branco, tipo francês.

Esses alimentos devem ser evitados porque estimulam a inflamação no organismo, dificultando a cura e a prevenção de novas infecções urinarias.