Alagoas Mais Verde planta três mil mudas de árvores em São Miguel dos Campos

Mata ciliar tem início de recuperação em três dias consecutivos de ação, com apoio da população

COMPARTILHE
Por: IMA/AL  Data: 26/09/2020 às 13:27
Fonte de Imagem: Ascom/IMA
Mata ciliar tem início de recuperação em três dias consecutivos de ação, com apoio da população

Árvores são seres de grande importância para promoção de biodiversidade, assim é essencial sua presença em diversos locais, inclusive na encosta de rios. É com esse conhecimento que o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) promove a Semana da Árvore para o plantio de três mil mudas de espécies de mata ciliar no Rio São Miguel, no município de São Miguel dos Campos.

A WWF Brasil alerta que a vegetação ribeirinha é vítima frequente de desmatamento no país para dar lugar a pastagens do agronegócio, pois entende-se, de forma equivocada, que sem as árvores a produção de água aumenta no período de estiagem. No entanto, pesquisas mostram que o efeito é o contrário; ocorre a diminuição do nível do lençol freático.

Alagoas Mais Verde só é possível com a colaboração entre Governo do Estado e prefeituras. Foto: Ascom/IMA

“Estamos vivendo numa época que precisamos refletir mais sobre a nossa relação com os recursos naturais, e o projeto Alagoas Mais Verde se sente muito feliz em estar contribuindo no reflorestamento da mata ciliar, uma vegetação importantíssima”, afirma Meraldo Rocha, consultor técnico da Gerência de Educação Ambiental do IMA (Gedam/IMA).

O trecho da mata do Rio São Miguel escolhido pelo IMA está sendo recomposto com três mil mudas de várias espécies nativas, dentre elas, ingá, canafístula, jacarandá, murta da mata, saboneteira, pitangueira, além dos ipês amarelo, roxo e rosa.

“Estamos tendo o cuidado de trazer algumas espécies adaptadas para esse ecossistema, porque no Rio São Miguel acontece a hidrodinâmica; a subida e descida da água em alguns períodos”, detalha Meraldo.

O plantio ocorre pelo Projeto Alagoas Mais Verde, em parceria com a prefeitura do município, mas a população é o ator principal para que as mudam prosperem, afirma Ykson Emery, assessor técnico da Gedam.

“Antes desta ação, nós falamos com a população próxima. Tivemos esse trabalho de educação ambiental para a sensibilização. Eles serão grandes parceiros para a proteção dessas mudas”, comenta.

Alagoas Mais Verde plantará um milhão de mudas até 2021
Trabalhadores e população participante do Alagoas Mais Verde plantam não apenas árvores, mas também a esperança de um futuro melhor. Foto: Ascom/IMA

O IMA traça o objetivo de plantar 10 mil árvores ainda neste ano, através do projeto Alagoas Mais Verde. A iniciativa vem ocorrendo desde 2015 nos municípios do Estado e deve atingir o marco de um milhão de mudas distribuídas até 2021.

O projeto ocorre em parceria com as prefeituras e é focado no reflorestamento de áreas degradadas com espécies nativas.