Alagoano Nícolas Silva participa da terceira eliminatória do Prelúdio

 Data: 08/11/2019 às 09:05

Reality show com jovens talentos da música clássica vai ao ar no domingo

Sobe ao palco do Prelúdio, reality show com jovens talentos da música clássica, no domingo, dia 10 o violonista alagoano, de Maceió, Nícolas Silva, de 22 anos, apresentando a composição de Mario Castelnuovo -Tedesco, Concerto para violão n° 1 em ré, 1° movimento, allegretto.

Silva é licenciando em música pela Universidade Federal de Alagoas. Começou seus estudos com seu pai, o professor de música Marcos Silva, aos 8 anos e, atualmente, é orientado por Fabio Zanon. Nesses anos de carreira, adquiriu experiência dando aulas, recitais, workshops e, principalmente, se dedicando a executar obras de renomados compositores nacionais e internacionais da música clássica.

Nacionalmente conhecido após se apresentar no programa Domingão do Faustão, em 2008, o músico tem atuado como solista em diversos estados do País. Recebeu premiações em concursos nacionais como o prêmio de Músico Revelação no IV Concurso Jovens Músicos – Música no Museu e fez sua estreia, em 2016, em um dos mais importantes projetos de música clássica do Brasil, o Movimento Violão.

Nícolas tem feito masterclass com renomados violonistas do cenário internacional, como os alemães Franz Halasz e Steffen Ahrens, o belga Johan Fostier, o italiano Davide Giovanni Tomasi e o brasileiro Paulo Martelli. Foi bolsista nas edições 47º e 48º do maior festival de música clássica da América Latina, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, tendo participado, nesta última edição, da estreia nacional da obra Pentimento da compositora russa Sofia Gubaidulina.

Apresentado por Roberta Martinelli e pelo maestro Júlio Medaglia, que também assina a direção musical do programa, Prelúdio contará com mais uma eliminatória no domingo (17/11), pela TV Cultura, às 11h. E a grande final será no dia 24 de novembro na Sala São Paulo, com transmissão ao vivo, pela TV Cultura.

E o vencedor ganhará uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, uma das mais importantes escolas de música do mundo. O prêmio é oferecido pelo Consulado da Hungria.