Água sanitária serve além do que você imagina

COMPARTILHE
Por: Noticias ao Minuto  Data: 26/01/2022 às 06:40
Fonte de Imagem: Walterson Rosa/CFQ

A água sanitária é um produto de limpeza super versátil. Usado dentro e à volta da casa e do jardim como produto de limpeza e desinfetante, o produto reduz a quantidade de germes em todos os tipos de superfícies e diminui o risco de infecção. Na verdade, existem inúmeras maneiras de usar a água sanitária, mas será que ciente de todo o seu potencial, vejamos:

Árvore de Natal

Aqui vai uma dica de fim de ano. Uma pitada de água sanitária diluída em água quente misturada com uma xícara de açúcar vertida dentro do vaso de suporte prolongará a vida útil da sua árvore de Natal. Chega de agulhas de pinheiro soltas no tapete.

Mofo e bolor

Mofo e bolor podem ser perigosos para a saúde. O ambiente da casa de banho é especialmente suscetível a essa matéria orgânica desagradável, onde muitas vezes se acumula nos azulejos e nas cortinas de chuveiro. A solução? Uma mistura de partes iguais de água sanitária e água pulverizada sobre a área afetada. Espere 20 minutos e depois esfregue, limpe e enxague.

Brinquedos

Os brinquedos tendem a acumular sujeiro com o tempo, especialmente blocos de plástico, formas de animais e outros objetos não porosos. Mantenha-os limpos, colocando-os numa mistura 50/50 de água e água sanitária e deixando-os de molho durante a noite.

Linho branco

Quer manter a roupa de cama limpa e super branca? Adicione um pouco de água sanitária ao seu detergente normal antes do ciclo de lavagem.

Loiça de vidro

Para ter a louça  a brilhar, junte uma colher de chá de água sanitária ao detergente da louça.

Bloco de talhante

Dilua um pouco de água sanitária em dois litros de água morna. Mergulhe um pincel na solução e esfregue levemente a superfície, tendo cuidado para não saturar a madeira. Enxague com água fria, talvez misturada com sumo de limão. Seque com um pano limpo.

Maioria das superfícies

Facilite a limpeza de superfícies criando o seu próprio spray desinfetante. Combine dois copos de água e uma colher de sopa de água sanitária para uma solução antissujeira que tornará mais rápida a limpeza e desinfecção de azulejos, madeira e bancadas e outras superfícies de plástico não porosas.

Ervas

Livre-se das ervas daninhas usando água sanitária não diluída, direcionado para as rachaduras e fendas de difícil acesso em caminhos e passagens onde plantas indesejáveis tendem a esconder-se.

Caixotes do lixo

Os caixotes do lixo costumam cheirar mal, especialmente em climas quentes. Limpe-os de vez em quando lavando-os com água quente e sabão antes enxáguá-los e desinfectar lixívia diluída em água.

Porcelana

Para porcelana branca de qualidade de salão de exposições, coloque várias toalhas de papel sobre a peça e sature-as com água sanitária não diluída. Deixe repousar durante 30 minutos. Em seguida, enxague e seque com um pano seco. Use apenas este método em ambientes bem ventilados.

Musgo e algas

Tijolo, cimento e pedra fornecem uma superfície perfeita para o musgo úmido e as algas se agarrarem. Para se livrar dessa cobertura vegetal densa e feia, esfregue com uma solução de um copo cheio de água sanitária em 3,5 litros de água.

Mobília de pátio de plástico

Frequentemente exposta às intempéries durante longos períodos, a mobília de plástico para jardim beneficia sempre de uma lavagem e escovagem. Use água morna com sabão misturada com meia xícara de água sanitária para obter os melhores resultados. Enxague com água fria e deixe secar.

Argamassa

A argamassa entre os ladrilhos é conhecida por acumular sujeira e fuligem e pode abrigar germes. Use água sanitária para desinfetar e clarear a argamassa aplicando diretamente e esfregando com uma escova para a limpar.

Flores cortadas

Sabia que pode prolongar a vida de flores frescas simplesmente cortando as hastes na diagonal e colocando as flores em água fria misturada com apenas algumas gotas de água sanitária?

Gaiola de cão

Cuidar do seu cãozinho de estimação requer um esforço considerável e isso inclui lavar a sua gaiola de vez em quando. Use água morna misturada com água sanitária para a higienizar e desinfetar.

Vasos de flores

Você pode desinfetar vasos de flores de jardim e plantadores usando água sanitária. Primeiro, lave e enxágue bem os recipientes com água fria. Em seguida, mergulhe-os em uma solução de cerca de meia xícara de água sanitária para 3,5 litros de água (aproximadamente um galão). Deixe por 10 minutos antes de enxaguar.

Copos e canecas

Usar uma solução diluída de água sanitária e água é uma excelente maneira de se livrar de manchas de chá e café em xícaras e canecas. Deixe durante a noite e enxágue abundantemente na manhã seguinte em água fria corrente.

Piscina

Deve sempre cobrir uma piscina não utilizada ou, melhor ainda, drenar a água. Às vezes, isso não é possível ou prático. Mas a água deixada durante longos períodos pode acumular uma película verde de algas. Adicione 3,5 litros de água sanitária para cada 38 litros de água e observe as algas dissolverem-se rapidamente.

Cortes de plantas

Os cortes das plantas são feitos para cultivar novas plantas. Um método para manter uma corte fresco livre de doenças e livrá-lo de quaisquer parasitas desagradáveis é primeiro mergulhá-lo brevemente em água sanitária diluída em  muita água.

Ferramentas de jardim

As ferramentas de jardim acumulam muito pó. Sujeira essa que pode transferir todos os tipos de doenças e parasitas para as suas calças e ferramentas. Depois de as usar, deixe-as de molho durante a noite em água misturada com água sanitária para as desinfetar.

Brinquedos para animais

Os animais de estimação adoram brincar e não há nada melhor do que roer brinquedos. Lembre-se de os limpar embebendo-os numa solução neutra de água e água sanitária e depois enxague com água fria.

Repelente de mosquito

Os insetos odeiam água sanitária, incluindo mosquitos. Portanto, aqui vai uma dica: verta o produto num copo e coloque-o onde os mosquitos são um problema e veja-os a desaparecer rapidamente.

Pragas aerotransportadas

Prepare a sua própria solução desinfetante em aerossol ar misturando água, água sanitária e o seu óleo essencial favorito. Pulverize pela casa para manter os germes afastados e manter sua casa com um cheiro limpo e fresco.

Tábua de cortar 

Sabia que uma tábua de cortar pode conter bactérias 200 vezes mais perigosas do que a tampa do vaso sanitário? É por isso que lavar este utensílio de cozinha é um processo essencial. Esfregue diariamente com água morna e sabão e uma solução de água sanitária diluída em água.

Caixa de areia do gato

Pode livrar-se do odor desagradável da areia de gato esfregando a caixa de areia já lavada e limpa com água sanitária diluída em água. Essa solução mata os micróbios responsáveis pelos odores.

Caixa térmica

O início do verão significa que é hora de desempacotar a caixa térmica. Mas, após meses de armazenamento, provavelmente é aconselhável colocar uma solução de água com água sanitária na caixa, fechar a tampa e deixar durante a noite. Isso matará todos os germes e deixará a caixa sem odores.

Roupa de bebé

As crianças pequenas sujam-se a toda a hora e a roupa dos bebês tem frequentemente manchas. Use água sanitária diluída para remover quaisquer manchas e deixar a roupa de bebê como nova.

Limpeza do carro

Para uma limpeza detalhada do seu veículo, misture uma solução 50/50 de água e água sanitária e esfregue o interior do seu carro com uma escova de dentes mergulhada na solução para remover poeira e gordura e outros componentes plásticos.