Acupuntura reduz drasticamente dor de cabeça tensional

COMPARTILHE
Por: Diário da Saúde  Data: 30/06/2022 às 11:23
Fonte de Imagem: Stock Photo

A acupuntura pode reduzir as dores de cabeça para pessoas que têm dores de cabeça crônicas do tipo tensional.

As dores de cabeça do tipo tensional geralmente envolvem uma sensação de pressão ou aperto em ambos os lados da cabeça, com intensidades de leve a moderada. Diferentemente das enxaquecas, essas dores de cabeça não são agravadas pela atividade física e não incluem náuseas.

Esse tipo de dor de cabeça é considerado como crônico quando a dor ocorre pelo menos 15 dias por mês.

“As dores de cabeça do tipo tensional são um dos tipos mais comuns de dores de cabeça e as pessoas que têm muitas dessas dores de cabeça podem estar procurando alternativas à medicação,” disse Ying Li, da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu (China). “Nosso estudo descobriu que a acupuntura reduz o número médio de dias de dor de cabeça por mês para aqueles que lutam contra esses ataques de dor de cabeça dolorosos e perturbadores.”

Sensação deqi
O estudo envolveu 218 pessoas já diagnosticadas: Elas tinham dores de cabeça tensional há 11 anos em média, com 22 dias por mês de dores, também em média. Os participantes foram aleatoriamente designados para receber acupuntura verdadeira ou acupuntura superficial.

Os tratamentos de acupuntura verdadeiros envolviam alcançar uma sensação conhecida como deqi, que envolve colocar e mover uma agulha no corpo para alcançar uma sensação de formigamento, dormência ou peso. Os tratamentos superficiais tiveram uma profundidade menor que a necessária para atingir a sensação de deqi. Ambos os grupos receberam duas ou três sessões por semana, totalizando 20 sessões, durante dois meses, e foram acompanhados por seis meses adicionais.

No final do estudo, 68% das pessoas que receberam acupuntura verdadeira relataram redução no número mensal de dias de dor de cabeça, em comparação com 50% das pessoas que receberam acupuntura superficial – a redução foi medida como pelo menos 50% menos dias de dor de cabeça.

Para os pacientes que receberam acupuntura verdadeira, os dias de dor de cabeça diminuíram de 20 dias por mês no início do estudo para 7 dias por mês no final do estudo. Para aqueles que receberam acupuntura superficial, os dias de dor de cabeça diminuíram de 23 dias por mês no início do estudo para 12 dias por mês no final do estudo.

Menos dores
O número de dias mensais de dor de cabeça diminuiu gradualmente após o tratamento, tanto naqueles que receberam tratamentos de acupuntura verdadeiros, quanto em tratamentos de acupuntura superficial.

“Embora este estudo tenha mostrado que a acupuntura pode reduzir dores de cabeça, mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia a longo prazo da acupuntura e como ela se compara a outras opções de tratamento,” disse Li. “Ao comparar as opções de tratamento, o custo-benefício é outro fator importante a ser avaliado”.

Uma limitação do estudo foi que a pesquisa foi realizada em um hospital, de forma que os resultados podem não se aplicar a todas as populações.