Acordar para fazer xixi várias vezes à noite pode sinalizar doença

COMPARTILHE !!
Por: Array / R7  Data: 25/11/2018 às 07:50
Imagem: Reprodução

Noctúria interfere na qualidade do sono, levando ao cansaço durante o dia

É normal acordar diversas vezes durante a noite para fazer xixi? Não. O urologista Flávio Arêas, do Hospital 9 de Julho, explica as causas do problema.

Acordar duas ou mais vezes durante a noite para ir ao banheiro é chamado de
noctúria. Não é uma doença, mas um sintoma de que o corpo não está bem. Além
disso, afeta a qualidade do sono, provocando cansaço durante o dia. O problema
tende a ser mais frequente em idade avançada.

Quais são as causas mais frequentes da noctúria? Alterações hormonais. O hormônio antidiurético é o responsável por reduzir as idas ao banheiro durante à noite, diminuindo a produção de urina. Problemas relacionados a esse hormônio são uma das principais causas da noctúria. Bexiga hiperativa, necessidade urgente de urinar, mais comum em mulheres a partir dos 50 anos. Infecções urinárias, problemas no coração, já que o corpo tende a acumular mais líquidos com a má circulação, diabetes e problemas na próstata.

Qual especialista procurar, já que as causas variam? A investigação começa pelo urologista. Após seu diagnóstico, ele encaminhará para o especialista relacionado à doença.

É verdade que a mensagem do cérebro para o sistema urinário, sinalizando que a bexiga está cheia, começa quando contém 150 ml? Sim. Em média, a vontade de fazer xixi ocorre quando há cerca de 150 ml de urina na bexiga e atinge seu máximo quando o volume chega a 500 ml.

Há casos em que essa mensagem do cérebro chega antes da hora ao sistema urinário? Pode ocorrer em algumas doenças. Para tentar regular essa condição, é necessário identificar a causa do problema para tratá-lo.

Quanto mais vezes uma pessoa vai ao banheiro mais grave é a noctúria? Sim. Quanto mais vezes se acorda à noite, mais sintomático é e, provavelmente, maior o problema a ser resolvido. O ideal é ter um sono sem interrupções. Uma das ferramentas para chegar a um diagnóstico para a noctúria é o diário de frequência urinária.

O que diferencia a ida ao banheiro à noite por ansiedade e por doença? Depende do contexto de vida de cada paciente. Somente após uma conversa com o paciente, o urologista poderá avaliar se serão necessários exames ou se a noctúria está ligada à ansiedade.

A noctúria pode ser um sintoma do climatério? O climatério e a menopausa podem levar a uma atrofia vaginal, causando ressecamento e perda da elasticidade. Essas condições aumentam a chance de condições infecciosas e também da noctúria.

Por que mesmo sem beber água antes de dormir a pessoa urina muitas vezes? Da onde vem essa água? O corpo possui mecanismos inteligentes de regulação da hidratação. O organismo só vai sintetizar a urina quando estiver hidratado e sobrando líquido. Uma pessoa só vai urinar muitas vezes caso tenha líquido em seu corpo para isso, que é adquirido ao tomar líquidos ou por meio de alimentos. Qualquer mecanismo fora dessa situação o levará à desidratação.

Quais as dicas para se livrar da noctúria? Primeiramente, consultar um urologista para definir o diagnóstico. A partir da causa, será traçado o tratamento. Entre homens após os 50 anos uma das principais causas é a hiperplasia benigna da próstata, que pode ser tratada com medicamentos ou cirurgia. Já entre as mulheres, se destaca a bexiga hiperativa, também tratada com medicamentos.