Acidentes de trânsito levam 45 pacientes ao HGE no último fim de semana

COMPARTILHE !!
Por: Ascom Sesau  Data: 17/01/2023 às 06:59
Imagem: Thallysson Alves

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou, no último fim de semana, o atendimento a 45 pessoas que sofreram acidentes de trânsito. Foram 19 feridos em decorrência de acidentes com motocicletas, 21 em colisões, quatro em atropelamentos e um por capotamento. Todos foram acolhidos pela equipe multidisciplinar da Área Vermelha, se submeteram aos exames necessários e alguns a procedimentos cirúrgicos.

Falando em cirurgias, a maior unidade de urgência e emergência em Alagoas realizou 32 intervenções cirúrgicas, sendo 13 vasculares, 12 gerais, três ortopédicas, duas pediátricas, uma neurológica e uma de bucomaxilofacial. Entre os que foram para o centro cirúrgico, está José Ernesto Perciano Costa, de 45 anos. Ele chegou neste domingo (15), às 20h28, após sofrer uma colisão em Marechal Deodoro.

“Eu estou bem, sentindo algumas dores, mas vou melhorar. Está recente. Estou sendo bem atendido pela equipe, que é muito capacitada, e vou seguir com as orientações que estão me dando. Peço para que as pessoas tentem reforçar a prevenção e que fiquem mais atentas quando estiverem no trânsito, para que elas não terminem vindo para uma emergência de hospital”, disse José Ernesto, que aguarda a chegada dos familiares.

No geral, o HGE acolheu 287 pessoas nesses dois dias, sendo 154 por casos clínicos, 123 por acidentes, oito por agressões, um por queimadura e um que atentou contra a própria vida. Os outros casos relacionados a acidentes foram 72 de procedências casuais e seis durante a atividade de trabalho. Dos que sofreram agressões, cinco por luta corporal, dois por arma de fogo e um por arma branca.

“Apesar de tudo, nossas equipes conseguiram viabilizar 150 altas médicas e transferimos 43 pacientes para as outras unidades de saúde. Isso comprova que permanecemos de portas abertas, dia e noite, e seguimos cumprindo com a nossa missão de salvar vidas. Entretanto, pedimos aos cidadãos que também façam a sua parte e evitem situações que colocam as suas vidas em risco”, declarou o gerente do HGE, o médico Paulo Teixeira.

Segundo o médico Gustavo Pontes de Miranda, secretário de Estado da Saúde, a fim de semana, o HGE comprova o seu alto nível de eficiência, garantindo atendimento qualificado a todos os usuários que o procuram. “Temos que destacar os números apresentados pelo HGE, que realizou 32 cirurgias no último fim de semana. São números que mostram a complexidade da maior unidade pública de Alagoas”, destacou.