A maior aranha do mundo tem o tamanho de um filhote de cachorro

COMPARTILHE
Por: Mega Curioso  Data: 10/01/2022 às 18:18
Fonte de Imagem: Shutterstock

Se você faz parte do grupo de pessoas que grita, chora ou treme de medo ao ver a menor das aranhas é melhor ficar longe das florestas tropicais do Brasil, Venezuela, Guiana e Suriname, pois nesses lugares habita a aranha-comedora-de-pássaros, também conhecida como aranha-golias.

Listada no Guinness World Records (Livro dos Recordes) como a maior aranha do mundo, esse aracnídeo de aparência horripilante pode chegar a ter uma envergadura de 30 cm, corpo com 13 cm de comprimento e pesar até 175 gramas. Isto é, tem peso e dimensões de um filhote de cachorro.

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Comedora de pássaros

A aranha-golias (Theraphosa blondi) faz parte da família da Tarântula. Geralmente, esses animais vivem em tocas profundas em florestas quentes e úmidas, como a Amazônia. As fêmeas podem ter uma vida bastante longa, chegando até os 25 anos.

Apesar do apelido de “comedoras de pássaros”, a dieta dessas aranhas é composta principalmente de sapos, minhocas e outros insetos. Não que não consigam matar uma ave. O que acontece é que raramente encontram algum pássaro no solo. Além disso, são animais de hábitos noturnos.

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

No entanto, elas costumam matar filhotes de aves e até perfuram os ovos para beber o conteúdo, caso encontrem um ninho no caminho.

Proteção contra predadores

As aranhas Golias contam com três métodos para se protegerem do ataque de eventuais predadores. Quando correm perigo, elas emitem sons bem semelhantes ao que ouvimos quando puxamos um velcro.

Caso o inimigo não se assuste, o animal libera uma nuvem de pelos minúsculos farpados capazes de perfurar as mucosas e olhos do agressor.

 (Fonte: PIOTR NASKRECKI/ Portal Amazônia/ Divulgação) 

(Fonte: PIOTR NASKRECKI/Portal Amazônia/Divulgação)

Como último recurso, essa criatura horripilante coloca em ação suas presas de cinco centímetros, fortes o suficiente para perfurar o osso do crânio de um rato.

Se por acaso a aranha-golias perder um de seus membros durante uma luta contra um predador, ela também não tem com o que se preocupar: conseguem regenerar os membros que perderam ou que foram machucados ao longo da vida.

Embora a aranha tenha um veneno muito potente para seus predadores naturais, ela não oferece sérios riscos para o ser humano. Mas a picada causa dor e ardência, tal como uma vespa. Apesar do tamanho gigante, são dóceis e só atacam quando se sentem intimidadas.

É um bom animal de estimação?

Se você não tiver medo de aranhas e gostar de animais exóticos, aqui vai um aviso: as aranhas-comedoras-de-pássaros-golias não são para iniciantes, especialmente por serem animais difíceis de lidar.

(Fonte: Eliza Sena/ Portal Amazônia/ Divulgação)

(Fonte: Eliza Sena/Portal Amazônia/Divulgação)

Além do espaço apropriado, alimentação e demais cuidados com a vida de uma aranha-golias, os pelos do bicho podem causar irritação na pele. A limpeza após a troca de pele também é outro ponto a ser considerado.

Por fim, antes de comprar uma tarântula para criar como animal de estimação é essencial procurar um local autorizado para a venda. Por se tratar de um aracnídeo exótico muitas pessoas comercializam o bicho ilegalmente. Uma forma de saber se tudo está certo é conferindo se o criador tem licença e cadastro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).