Morre Xameguinho, ícone do forró pé de serra alagoano - AlagoasWeb

Morre Xameguinho, ícone do forró pé de serra alagoano

Redação / AlagoasWeb/JC Nicácio 30/06/2025

Artista tinha 62 anos e foi vítima de um ataque cardíaco fulminante

Morre Xameguinho, ícone do forró pé de serra alagoano

Faleceu na madrugada desta segunda-feira, dia 30, o cantor, compositor e sanfoneiro Sebastião José Ferreira, conhecido como Xameguinho, um dos maiores representantes do forró pé de serra em Alagoas.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Morre Xameguinho, ícone do forró pé de serra alagoano

O artista tinha 62 anos e foi vítima de um ataque cardíaco fulminante, ocorrido em sua residência, em Maceió.

Segundo a família, Xameguinho acordou com dificuldade para respirar por volta das 5h. Apesar da tentativa de socorro imediato feita por sua esposa, ele não resistiu e morreu antes de ser levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Nascido em Atalaia, em 7 de setembro de 1962, começou a tocar sanfona ainda na infância. Sua trajetória musical teve início aos 14 anos, inspirado por ícones como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. O nome artístico surgiu em 1978, quando fundou o “Trio Xameguinho”.

A partir dos anos 1980, estabeleceu-se em Maceió e ganhou notoriedade se apresentando com o grupo “Os Pajés Nordestinos”. Ao longo da carreira, gravou LPs, CDs, DVDs e colaborou com artistas como Mano Walter, Chambinho do Acordeon, Kara Véia, Mestre Zinho, Hermeto Pascoal e outros.

Internacionalmente, levou o forró a países como Alemanha, Suíça, França, Itália e Bélgica. Recentemente, ganhou nova visibilidade com músicas como “Outra Vez” e “Tanta Solidão”, que viralizaram nas redes sociais.

Fundador do Stúdio Xamego, em Maceió, também atuou como arranjador e produtor musical. Gravou canções no segmento gospel e apoiou dezenas de artistas nordestinos.

Entre seus álbuns de destaque estão Do Jeito do Meu Coração (1992), Só Xamego (2011) e Xameguinho – O Original (2013).

Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com