5 medicamentos que prejudicam a saúde dos rins

COMPARTILHE !!
Por: Agências  Data: 05/01/2023 às 06:33
Imagem: Reprodução

O rim é um órgão do corpo que desempenha um importante papel quando falamos de filtração e eliminação das substâncias que circulam no sangue do nosso corpo. 

Desta forma, quando falamos em medicamentos é importante se atentar aos rins, pois alguns podem prejudicar o desempenho do nosso órgão. 

No artigo de hoje, você conhecerá medicamentos que podem prejudicar seus rins, mas antes é importante te lembrar da importância de sempre consultar um médico na hora de tomar qualquer medicação. 

Medicamentos que podem prejudicar seus rins
Como mencionado o rim ele desempenha papel importante na filtração de substâncias que circulam o sangue, sendo assim, podemos dizer que ele é responsável por uma “limpeza” no sangue, por isso as seguintes substâncias podem prejudica-lo:

Antibióticos 
O uso deste tipo de medicamento pode ser prejudicial à saúde dos sins, principalmente quando utilizado em excesso. 

Isso porque, quando utilizado excessivamente, podem chegar a causar lesões nos tecidos renais, sendo assim, é muito importante sempre consultar um médico antes de recorrer aos antibióticos. 

Pois muitas vezes, o uso do remédio pode até criar uma certa resistência a medicação e nem ser o medicamento correto para solução do seu problema de saúde, por isso sempre busque ajuda médica. 

Analgésicos
O uso de analgésicos se faz muito comum no Brasil, no entanto, saiba que seu uso em excesso também pode prejudicar o desempenho dos seus rins, inclusive nos anos 80 era muito comum a lesão renal devido ao uso de um medicamento que foi retirado do mercado. 

No entanto, quando usado demais, por muitos meses ou anos seguidos, alguns analgésicos principalmente associado ao ácido acetilsalicílico, podem causar lesões renais. 

Anti-inflamatórios
Os anti-inflamatórios são os mais agressivos ao prejudicar os rins, isso porque eles podem causar a redução da filtração renal, ou seja, interferindo na capacidade dos rins em filtrar o sangue.

Aqueles que se encontram sem problemas renais conseguem tolerar bem a redução, no entanto, aqueles com insuficiência podem sofrer, pois já possuem a filtração renal menor. 

É necessário muito cuidado ao utilizar essa medicação, pois aqueles que utilizam demais, podem sofrer até mesmo uma insuficiência renal terminal, sendo preciso se submeter no final à diálise, devido aos danos aos rins.

Contraste iodado
Existem alguns exames onde é necessário fazer o uso do contraste como nos casos das Tomografias computadorizadas, urografia excretora, angiografia, dentre outros.

Porém, pessoas que possuem problemas relacionado a insuficiência renal precisam evitar o sempre que o possível o uso do contraste.

Laxante
O uso excessivo de laxantes pode levar à perda de sais minerais e, portanto, danos aos rins. Os laxantes podem ser seguros para algumas pessoas, mas pessoas com problemas renais ou idosos devem evitar o uso de laxantes por períodos prolongados.

Novamente preciso mencionar da importância de nunca realizar a automedicação e sempre procurar a ajuda de um profissional de saúde. 

Cuidados que ajudam a manter a saúde do rim
Além de não se automedicar e procurar sempre manter sua rotina de exames em dia, existem algumas coisas que podem ajudar a cuidar da saúde dos seus rins como: 

  • Beber bastante água; 
  • Manter uma dieta saudável e equilibrada;
  • Não usar sal excessivamente;
  • Manter um bom controle dos níveis da glicemia;
  • Manter uma rotina de atividade física; 
  • Evitar o tabagismo; 
  • O sobrepeso e a obesidade também podem ser prejudiciais à saúde renal;
  • Sempre fazer os exames de rotina para cuidados da sua saúde.