Essa lista com as comidas estranhas do mundo todo conta com: cérebros, morcegos e vísceras. Será que você comeria alguma delas?
Quando entramos em contato com uma cultura diferente, é normal que estranhemos alguns elementos. Certamente, você já se deparou com algum costume de outro país que pareceu bem exótico. De modo geral, o que mais nos deixa surpresos são as comidas estranhas que vêm de outros locais.
Normalmente, essas comidas são consideradas exóticas, porque possuem ingredientes pouco usuais para a nossa cultura. Por exemplo, no Brasil é comum comer animais como bois, galinhas ou peixes. Mas que tal cachorros ou mesmo escorpiões?
Desse modo, elaboramos uma lista com comidas estranhas de vários lugares do mundo. Certamente, essa lista vai te surpreender e talvez te cause alguns arrepios. Bom apetite!
19 comidas estranhas de todo o mundo
1-Churrasco crocante de morcegos
- De onde? Vietnã
Os morcegos são animais mamíferos muito abundantes no Vietnã. Por isso, ele é consumido no país, onde é possível encontrar essa iguaria pronta em restaurantes, ou “cru” para ser preparado em casa.
No entanto, não basta comprar o morcego e prepará-lo. Isso porque, é preciso uma preparação especial que começa com o processo de queimar a pele do animal. Além disso, cabeça e patas são retirados. O que resta é cortado, ou pode ser preparado por inteiro.
Em seguida, basta escolher a receita com que vai preparar o morcego. Eles podem ser cozidos, fritos ou até mesmo grelhados, como uma espécie de churrasco. De modo geral, o cheiro é bem forte e, por isso, pode-se utilizar molhos e condimentos para disfarçar o aroma.
2-Caranguejeira frita
- De onde? América do Sul, sul da África, Austrália
As aranhas são animais que podem causar muito medo, mas em alguns lugares do mundo, elas podem ir para a panela. Apesar de muito assustadoras, a caranguejeira não é venenosa.
Além disso, por serem grandes, elas são mais carnudas, por isso são a espécie de aranha mais comida no mundo. Apesar de não ser possível fazer muitos pratos diferentes, normalmente se come o abdômen do aracnídeo e as vísceras e cabeça são jogadas fora. Você encararia essa comida estranha?
3-Sangue de porco coagulado
- De onde? França, Irlanda, Grã-Bretanha, Alemanha e alguns países da América Latina
Comumente, a carne de suínos é bastante consumida, bem como seus derivados. Mas, e o sangue do porco? Não é comum em todo o mundo, no entanto, pode ser utilizado para fazer linguiças e salsichas.
Sendo assim, o sangue do porco é cozido com um pouco de gordura, até atingir a coagulação. Desse modo, o sangue fica sólido e com textura semelhante à de embutidos.
De modo geral, essa comida estranha tem o gosto semelhante ao de salsichas normais. Contudo, dependendo da receita, a salsicha de sangue de porco coagulado pode ficar com um gosto forte de ferro.
4-Caldo de Turu
- De onde? Brasil
Uma das comidas estranhas que chegou para representar o Brasil. Mas, vamos por partes. Em primeiro lugar, é preciso saber que o turu consiste em um molusco da largura de um dedo humano e que tem uma cabeça dura e o corpo gelatinoso.
Na Amazônia, o turu é um prato bastante famoso. Além do ensopado, esse molusco também pode ser comido cru, em moquecas ou com farinha. De modo geral, o sabor é semelhante ao de demais moluscos.
Entretanto, não são somente os povos da Amazônia que se alimentam do turu. Os macac0s-do-mangue também adoram esse molusco. No entanto, caçadores se aproveitam disso, passando pimenta nos moluscos que acabam deixando os animais agitados. Desse modo, os macacos acabam ficando vulneráveis para serem capturados.
5-Porquinho-da-Índia assado
- De onde? Peru e Equador
Os porquinhos-da-Índia são comumente criados como animais domésticos. Contudo, em alguns países, o bichinho pode ser uma iguaria muito apreciada e recebe até um nome específico: Cuy.
Normalmente, eles são servidos em ocasiões especiais. Geralmente, o animal é servido grelhado ou assado e o seu tamanho pequeno e gordinho se torna ideal para preencher o prato. Apesar de não ser nada normal comer porquinho-da-índia aqui no Brasil em algumas regiões é relativamente comum comer-se carne de coelho, que são parentes do porquinho-da-índia, logo o sabor da sua carne se assemelha.
6-Cérebro de Macaco
- De onde? Algumas regiões da África
Esse é mais um animal que integra a lista de comidas estranhas. De modo geral, ele é consumido em regiões da África onde as pessoas caçam esses animais, abrem seu corpo e limpam as veias e vasos sanguíneos do cérebro.
Em seguida, o cérebro é colocado em uma conserva de limão ou vinagre. Ademais, depois de ficar um tempo na salmoura o órgão está pronto para ser cozido. Segundo cientistas, a iguaria é rica em vitaminas, fósforo e proteínas.
Além dos macacos, os gorilas também tem uma cérebro que serve como prato. No mais, o órgão destes animais pode ser até mesmo considerado afrodisíaco.
7-Mocotó (ingrediente das gelatinas)
- De onde? Usado no mundo todo
Quem come gelatina pode não saber sobre um de seus ingredientes, responsável pela textura do alimento. Isso porque, o responsável pela característica gelatinosa é comumente chamado de mocotó, que consiste em cascos, ossos, pele e ligamentos de bois e porcos.
De todas as comidas estranhas dessa lista, a gelatina talvez seja a mais popular. O mocotó é utilizado para a produção de gelatinas e geleias em todo o mundo. Apesar disso, o gosto da substância não é sentido, porque são acrescentados corantes e essências, para que a gelatina agrade o olfato e o paladar.
8-Omelete de larva do bicho-da-seda
- De onde? Tailândia e China
Os bichos-da-seda são comumente utilizados para produzir tecidos. Contudo, eles também podem ser iguarias da culinária de alguns países. Na China, por exemplo, as larvas são fritas com cebola, temperos, molhos e ovos de galinha. Por isso, o prato é comparado a uma espécie de omelete.
Ademais, outra parte do bicho-da-seda pode ser consumido. Trata-se da crisálida, aquele casulo que envolve as lagartas. Desse modo, as casquinhas são crocantes e podem parecer salgadinhos.
Já na Tailândia, a comida ficou tão popular que entrou para o catálogo de culinária oficial. Por isso, essa iguaria passou a integrar, de modo oficial, as refeições das crianças tailandesas que estudam em escolas públicas.
9-Tarântulas fritas e temperadas
- De onde? Camboja
As aranhas definitivamente integram a lista de comidas estranhas do mundo. Ao contrário das caranguejeiras, as tarântulas possuem veneno, portanto, para come-las, é preciso tirar o órgão que excreta a substância letal.
Além do abdômen que possui mais carne, as perninhas desse aracnídeo também são ingeridos, mesmo sendo mais secos. Mesmo tendo uma carne suculenta, esse animal é ingerido mais por necessidade que pelo sabor.
10-Sopa de cachorro
- De onde? Coréia do Sul, Sul da China, Hong Kong
Certamente, essa é uma das comidas estranhas que mais gera polêmica no Ocidente. Isso porque, além de não comermos os cachorros, eles são considerados animais domésticos, quase da família. Contudo, entre os coreanos, por exemplo, os cães são considerados muito energéticos e, até mesmo, afrodisíacos.
Mas, a sopa não leva apenas a carne dos cachorros, mas também legumes e especiarias. Mesmo sendo um prato típico do Oriente, em alguns países a venda de cães para alimentação foi proibida. No entanto, com a pouca fiscalização, as pessoas continuam se alimentando desses animais.
11-Órgãos de ovelha cozidos dentro do estômago
- De onde? Escócia
Esse prato pode parecer estranho, mas é muito comum entre os escoceses e possui até um nome típico: Haggis. Ademais, a iguaria é composta por coração, pulmões e fígado de ovelhas cozidos dentro do estômago do próprio animal.
Depois ser cozido por cerca de três horas, o estômago é cortado. Desse modo, as vísceras escorrem para fora do órgão, uma cena, no mínimo, inusitada.
12- Canguru no vapor
- De onde? Austrália
Além de animais típicos da Austrália, os cangurus também são um prato típico do país. Ainda hoje ela é ingerida, mas acredita-se que os animais são fonte de alimento desde os povos nativos australianos.
Ademais, a carne de canguru é ingerida picadinha e cozida no vapor, ou comida em sopas. Até mesmo o rabo do animal é utilizada. No mais, a iguaria é tão popular que é vendida em mais de 900 lugares da Austrália, desde pizzarias até hotéis.
13-Cascavel frita com molho
- De onde? Sweetwater, no Texas
De todas as comidas estranhas dessa lista, talvez essa seja a mais específica. Isso porque, ela foi criada para ser servida em um festival da cidade de Sweetwater, no Texas.
Além de inusitado, esse alimento é difícil de preparar. Em primeiro lugar, é preciso obter a cascavel e decapitá-la. Depois, é necessário tirar a pele do animal e colocá-lo para secar por cerca de uma hora.
Depois de seca, a cobra é cortada e frita, além de ser servida com molho. Por ter se popularizado na cidade, o festival conta até mesmo com uma competição de quem come mais cascavel.
14-Morcego à caçarola
- De onde? China, Vietnã, sudeste da Ásia
Os morcegos também são comidas estranhas, mas muito populares. Mas, primeiramente, é preciso destacar que os morcegos comestíveis são somente aqueles que se alimentam de frutas, já que não são venenosos.
Além da caçarola, feita com a carne desses animais e verduras, outros pratos típicos são a lasanha e a sopa. Ademais, esse animal tmabém pode ser considerado afrodisíaco.
15-Filhotes vivos de polvos
- De onde? Coreia do Sul
Esse prato é chamado Sannakji e composto por partes cortadas de polvos filhotes ainda vivos. Quando chegam ao prato, os pedacinhos continuam se movendo, por isso esse prato é ainda mais impressionante.
E não para por aí. Isso porque, os animais precisam ser muito bem mastigados. Ao contrário, as ventosas podem grudar no estômago da pessoa e causar dor.
16- Farofa de formiga
- De onde? Brasil
Mais uma comida estranha tipicamente brasileira. Ademais, nas regiões rurais do país, comer formigas é bastante comum. Além da farofa, o inseto pode ser tostado e comido como salgadinhos.
No mais, as formigas podem ser nutritivas, já que são pobres em gordura e ricas em proteínas e fósforo. Além disso, as formigas também podem ser usadas pelos chineses para fazer vinho.
17-Embriões de pato ou galinha parcialmente desenvolvidos
- De onde? Filipinas
Carne de pato ou galinha é um alimento comum, mas e os embriões desse animais? E mais, eles estão parcialmente desenvolvidos. Esse prato se chama Balut e consiste em uma sopa feita com embriões dessas aves.
Além da carne dos patinhos e pintinhos ainda não formados, o prato inclui penas, bicos e ossinhos. Isso porque, os embriões são colocados inteiros no ensopado que é um dos alimentos preferidos nas Filipinas.
18- Filé de peixe venenoso
- De onde? Japão
O peixe em questão é o fugu, ou baiacu, aquele que infla quando está com medo. Ele é venenoso, porque possui a tetrodotoxina, uma substância venenosa perigosa e ainda mais venenosa que o cianeto. Por isso, é necessário remover esse veneno antes de preparar o prato.
Desse modo, retira-se uma bolsa de veneno instalada perto das brânquias do peixe. Contudo, um pouco do líquido é deixado para causar uma reação alucinógena em quem come. Mas, para não mata ninguém, os chefes que preparam o baiacu precisam passar por um treinamento.
19-Escorpião frito
- Cingapura
Isso mesmo, apesar de ser venenoso uma reação química neutraliza o veneno, onde ele é cozido antes de ser frito em óleo, logo as altas temperaturas fazem com que o inseto fique ideal para o consumo humano. Depois já está pronto para o consumo, geralmente o animal é abocanhado por inteiro.
A espécie mais comum é a do escorpião negro, por ser maior e menos venenoso. Essa é uma iguaria mais apreciada em países asiáticos, onde eles usam o famoso hashi, os famosos “palitinhos”, talheres da cultura asiática.