WhatsApp parou de funcionar! Veja o que fazer para resolver

COMPARTILHE
Por: Ofina da Net  Data: 05/08/2022 às 19:18
Fonte de Imagem: Reprodução

Quando o aplicativo WhatsApp para de funcionar, pode haver uma série de razões por trás disso. Paralisações do servidor, problemas de rede ou até mesmo os dados do aplicativo podem causar o problema em questão. O WhatsApp tornou-se uma importante plataforma de comunicação para quase todos em todo o mundo.

Como tal, quando o aplicativo não funciona como deveria, isso pode trazer uma série de transtornos. Felizmente, no entanto, o problema em questão muitas vezes pode ser resolvido facilmente através de uma série de diferentes métodos de solução de problemas.

Em alguns casos, você pode encontrar o WhatsApp travando junto com muitas outras coisas. Diante disso, vamos mostrar a seguir, os métodos de solução de problemas.Você precisa ver

O que faz o seu WhatsApp parar?
Antes de mais nada, vamos verificar quais as possíveis causas do problema em questão. Dessa forma, você vai ter uma compreensão do que pode levar ao problema.

1. Paralisação do servidor
A primeira razão que pode fazer o seu WhatsApp parar, é um problema no servidor. Em alguns casos, os servidores do WhatsApp podem estar enfrentando alguns problemas que afetam a funcionalidade do app WhatsApp em seu telefone. Em tal cenário, tudo o que você pode fazer é esperar que os serviços sejam restaurados.

2. Dados armazenados no smartphone
Outra possível causa do aplicativo não funcionar corretamente podem ser os dados locais armazenados em seu telefone. Quando isso acontecer, você terá que limpar os dados locais que incluem o cache também para ver se isso resolve o problema.

3. Conectividade de rede
Por fim, a sua conexão de rede também pode resultar no problema em questão. Como tal, você terá que garantir que tenha uma conexão adequada e funcionando com a internet antes de tentar usar o WhatsApp novamente.

O que fazer quando o WhatsApp para de funcionar?
Após saber as possíveis causas, começaremos com os diferentes métodos que você pode usar, para resolver o problema em questão:

1. Verifique o Status do WhatsApp
A primeira coisa que você deve fazer quando encontrar o problema mencionado é garantir que os servidores do WhatsApp não estejam desligados. Como se vê, geralmente culpamos nossos dispositivos quando um determinado aplicativo não está funcionando.

Mas na realidade, o problema pode não estar no seu telefone. É dito isso, pois o WhatsApp fica fora do ar, quando os servidores do WhatsApp estão enfrentando problemas. Quando isso acontecer, você, naturalmente, não poderá usar o aplicativo em seu dispositivo também.

Há vários sites que você pode usar para verificar o status de um serviço como DownDetector. Além disso, você também pode verificar a página oficial do Twitter do WhatsApp nesses casos, a fim de ver se os usuários estão falando sobre uma possível paralisação do servidor.

2. Verifique a conexão de rede
Outro motivo que pode fazer o WhatsApp parar de funcionar, é algum problema na sua conexão com a internet. Se você não tiver uma conexão adequada, enfrentará problemas ao se conectar aos servidores do WhatsApp, o que pode resultar no não funcionamento adequado do aplicativo.

Para corrigir isso, certifique-se de que você tenha dados Wi-Fi ou celulares ativados para que seu telefone tenha uma conexão ativa com a internet. Além disso, você também pode tentar usar um navegador da Web para acessar qualquer outro site para verificar se a internet está realmente funcionando.

Recomendamos tentar reiniciar os seus dados Wi-Fi ou celulares, pois isso às vezes pode ajudar a resolver quaisquer problemas de conectividade que você possa estar enfrentando. Caso a sua conexão com a internet esteja funcionando muito bem, passe para o próximo item.

3. Atualize o WhatsApp
Ter um aplicativo desatualizado nunca é uma boa ideia, pois as atualizações podem muitas vezes introduzir novos recursos e corrigir vários bugs. Sendo assim, é sempre bom manter todos os aplicativos atualizados, especialmente aqueles que você usa diariamente.

Caso você não tenha atualizado o WhatsApp por um tempo, recomendamos atualizar o aplicativo de sua respectiva loja de aplicativos. Como se vê, sua versão do WhatsApp pode estar esbarrando em um bug ou qualquer outro problema de compatibilidade que está impedindo que ele funcione corretamente.

Assim, atualizar o aplicativo é fundamental. Para isso, siga as instruções abaixo:

  1. Em primeiro lugar, abra a Google Play Store ou Apple App Store em seu respectivo dispositivo;
  2. Com a loja de aplicativos aberta, basta procurar o WhatsApp na barra de pesquisa fornecida;
  3. Em seguida, atualize o app a partir da página do aplicativo.

4. Limpe o cache do aplicativo
Cada app que você usa em seu telefone armazena alguns dados localmente, incluindo cache, o que ajuda a funcionar de forma mais eficiente quando você está usando o aplicativo.

No entanto, em alguns casos, os dados podem ficar corrompidos, e por isso, o aplicativo pode enfrentar vários problemas. E é assim, que o aplicativo para de funcionar corretamente.

Quando isso acontecer, você terá que limpar o cache do aplicativo no seu telefone e ver se isso resolve o problema. Se você tem um iPhone, não há como você limpar o cache de um aplicativo.

Como tal, recomendamos passar para o próximo método. Siga as instruções abaixo para limpar o cache no Android:

  1. Para começar, abra o aplicativo Configurações;
  2. Em seguida, acesse Aplicativos;
  3. Feito isso, localize o WhatsApp na lista de aplicativos;
  4. Depois disso, toque na opção Armazenamento fornecida;
  5. Finalmente, toque na opção Limpar cache fornecida;
  6. Por fim, reinicie o aplicativo e veja se o problema foi resolvido.

5. Reinstale o WhatsApp
Se nenhum dos métodos acima corrigiu o problema para você, então seu último recurso é reinstalar o aplicativo em seu dispositivo. Como se vê, os arquivos do aplicativo às vezes podem ser danificados. E isso, pode impedi-lo de operar corretamente.

Nesse caso, uma reinstalação é a única opção que resta. Portanto, para resolver o problema, desinstale o aplicativo da loja de aplicativos. Uma vez que o aplicativo tenha sido desinstalado, instale-o novamente e veja se isso resolve o problema para você.