O WhatsApp Beta passou a permitir que o usuário defina seu idioma preferido de uso, independentemente da língua oficial do seu telefone celular. A versão 2.22.10.2 traz um seletor para a escolha de um entre 62 idiomas existentes, o que deve entregar mais liberdade e facilidade. Antes, era preciso mudar o idioma padrão do telefone para alterar a aparência do mensageiro.
A novidade pode ser localizada nas opções do mensageiro, ali no botão de três pontos, posicionado no canto superior direito da tela. Basta clicar em “Configurações” e rolar a tela até o ícone de planeta e o recurso “Idioma do Aplicativo”.
Por padrão, o WhatsApp continuará a usar o idioma do celular, mas você poderá colocá-lo em inglês, francês, espanhol, ucraniano, chinês, árabe, grego ou até em línguas menos conhecidas como laosiano, marati e télugo. Essa mudança afeta toda a interface do sistema, como textos, menus, recursos e demais elementos visuais.
No caso de árabe e outras linguagens que escrevem da direita para a esquerda, a aparência do WhatsApp também muda para se adaptar a isso. É interessante porque oferece, de fato, uma experiência 100% completa, mesmo se o seu celular continuar em português.
A funcionalidade já estava liberada para um pequeno número de testadores, mas agora parece ter chegado de forma mais ampla no Android. Ainda não se sabe quando o seletor de idioma será lançado na versão estável do WhatsApp nem se ela chegará para o iPhone.
Seletor de idiomas no Android
Esta é uma opção testada pelo Google para o Android 13, portanto pode ser apenas uma antecipação dos desenvolvedores do “Zap” a algo que chegará futuramente. A ideia parece ser possibilitar experiências diferentes para cada aplicativo, com a possibilidade de configurar o idioma de cada um de forma individualizada.
Isso é particularmente útil quando você joga games em japonês, no qual uma tradução poderia perder os elementos principais da experiência. Outro uso prático é para quem se habituou ao nome de ferramentas em inglês de um editor de fotos, assim a versão em português poderia deixá-lo confuso.
Como o WhatsApp é a plataforma de comunicação mais popular em várias partes do mundo, é importante notar esse movimento de transição imitado por ele. É provável que a partir de agora mais empresas de empenhem em trazer seletores de idiomas para mais apps e jogos nos celulares.