Vitamina D é armazenada no fígado, no tecido adiposo e nos músculos do corpo
Viver mais e com qualidade de vida é o sonho de todos e a vitamina D promete ser um bom aliado para a longevidade, segundo especialistas. É ela que fortalece a estrutura óssea e mantém o bom funcionamento do sistema imunológico. Associada à ela, está a exposição ao sol alguns minutos ao dia. Mas no caso a vitamina é um suplemento.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Vitamina D é apontada como o suplemento da longevidade
A longevidade depende de um conjunto de fatores e a então vitamina é uma ajuda porque colabora na absorção do cálcio que chega aos intestinos e, quando o funciona bem, o sistema ósseo é fortalecido e o organismos se mantém em harmonia. Um caminho para chegar a esse ponto é equilibrar o que se come, com uma dieta saudável e com os alimentos corretos.
Essa importante vitamina é encontrada em peixes gordurosos, fígado de boi, laticínios e derivados, gema de ovo, alguns cogumelos e abacate. Também está em alimentos produzidos industrialmente, como manteigas e iogurtes.
Fazendo o organismo funcionar
Ela é armazenada no fígado, no tecido adiposo e nos músculos do corpo, e é fundamental para a estrutura dos ossos porque o intestino depende desse apoio para absorver corretamente o cálcio.
Com tudo em ordem, o sistema imunológico também funciona bem, e o organismo fica equilibrado e a saúde se mantém com qualidade. Assim a idade pode chegar, mas não afetará o bom funcionamento do corpo.
“A vitamina D, também chamada calciferol, pertence à categoria lipossolúvel. Em outras palavras: são absorvidas de forma mais eficaz pelo corpo se entrarem em contato com lipídios ou gorduras. Esse tipo de vitamina é armazenado no fígado, no tecido adiposo e nos músculos do corpo”, disse a nutricionista Jenny García.
Como obter vitamina D
Ela pode ser obtida de três maneiras diferentes, mas que precisam uma da outra para ter resultados positivos:
- Pele – tomando sol com precaução e seguindo as recomendações médicas;
- Alimentos – escolhendo o cardápio e incluindo os itens que contêm a vitamina D.
- Produtos enriquecidos – bebidas e manteigas vegetais, sucos de fruta, cereais e iogurtes.
Alimentos que têm vitamina D
- Peixes gordurosos, como truta, salmão, atum e cavala
- Óleos de fígado de peixe
- Fígado bovino
- Laticínios e derivados
- Gema de ovo
- Alguns cogumelos fornecem um pouco de vitamina D
- Abacate
Deficiência no organismo
A deficiência dela no organismo leva a alterações no metabolismo ósseo e em outros tecidos e sistemas, como o imunológico e o cardiovascular.
Há estudos que dizem que o equilíbrio da vitamina no organismo é um meio de prevenir contra diabetes tipo 2, tumores malignos e depressão.