Vinagre de maçã antes de dormir: um hábito saudável ou moda passageira?

Por: Divulgação  Data: 19/09/2023 às 11:02

A busca por um estilo de vida mais saudável e natural tem levado cada vez mais pessoas a procurar novos hábitos e rituais fora das práticas convencionais. Nesse sentido, uma tendência que está ganhando espaço nas redes sociais e nas conversas sobre bem-estar é o consumo de vinagre de maçã antes de dormir.

A ideia por trás disso é que suas propriedades nutricionais oferecem benefícios específicos durante a noite, favorecendo o estado físico em geral.

No entanto, enquanto muitas pessoas juram que tomar líquidos ácidos faz maravilhas para a saúde e a qualidade do sono, outras ficam meio na dúvida quanto aos bons resultados e à segurança da prática.

Será que tomar vinagre de maçã antes de dormir é apenas um modismo passageiro? Nesse artigo, a ideia é ir fundo na análise e ver o que a ciência e a experiência tem a dizer sobre essa moda que não para de crescer. Confira!

Algumas verdades sobre os benefícios do vinagre de maçã como suplemento noturno

Confira abaixo os motivos que levam algumas pessoas a encarar um golinho de vinagre de maçã antes de cair no sono:

• Evita picos de açúcar no sangue

Um dos principais componentes do vinagre de maçã é o ácido acético, conhecido por inibir a ação de algumas enzimas (amilase, sacarase, maltase e lactase) responsáveis pela digestão rápida de carboidratos e açúcares.

Em outras palavras, esse ácido atua como um bloqueador ou inibidor natural para a absorção desses nutrientes, retardando o esvaziamento do estômago e prevenindo picos de insulina na corrente sanguínea.

• Possui propriedades antibacterianas e antifúngicas

Entre os benefícios de tomar vinagre de maçã está o seu efeito bactericida e virucida, já que o ácido acético, o principal ácido presente no vinagre de maçã, pode matar até 90% dos micro-organismos que causam infecções, incluindo bactérias e fungos.

No caso de houver infecção, o vinagre pode aliviar nos sintomas e auxiliar no tratamento medicamentoso. No entanto, é extremadamente importante consultar a prática com um especialista para não piorar o quadro.

• É um aliado no emagrecimento

Beber um shot de vinagre de maçã antes de dormir pode oferecer benefícios para pessoas com sobrepeso ou obesidade, já que suas propriedades nutricionais contribuem para a digestão dos alimentos e sensação de saciedade.

No entanto, vale ressaltar que o condimento pode ajudar no emagrecimento, mas não faz nenhum milagre. Os especialistas indicam que para perda de peso é preciso um conjunto de fatores, incluindo, é claro, uma dieta com ingestão de menos calorias das gastadas diariamente pelo organismo.

Precauções: o que levar em consideração antes de tomar vinagre de maçã antes de dormir

Muitas pessoas ingerem vinagre de maçã à noite para diversos benefícios para a saúde, mas isso traz também alguns riscos. Veja quais os efeitos colaterais e quando deve ser evitado o seu consumo.

• Não deve ser ingerido em jejum

Vale ressaltar que se é ingerido em jejum, o ácido acético (principal componente do vinagre de maçã) recai automaticamente no intestino delgado e estimula a secreção de enzimas digestivas pelo pâncreas, podendo causar gastrite ou refluxo ácido em muitas pessoas e até piorar as lesões gástricas.

• Pode comprometer o esmalte dos dentes

Embora muitas pessoas utilizem o vinagre de maçã para clarear os dentes, a prática em excesso pode causar erosões no esmalte e consequente enfraquecimento e danos nos dentes e nas gengivas, pois o ácido acético presente no vinagre é muito corrosivo.

• Pode interferir no efeito de alguns medicamentos

Tomar vinagre de maçã antes de dormir pode resultar em uma interação negativa com certos medicamentos, como os remédios para diabetes (metformina, glibenclamida), que abaixam os níveis de açúcar no sangue. Acrescentando o vinagre, esse nível pode abaixar ainda mais, causando uma hipoglicemia, uma complicação perigosa que pode levar até à morte.

Conclusões

Muitas personalidades da internet justificam a ingestão de vinagre de maçã antes de dormir alegando que esse hábito “facilita o emagrecimento” ou “acelera o metabolismo”.

No entanto, ainda não há pesquisa científica que comprove de forma eficaz esses benefícios, pelo qual antes de adotar a prática o ideal é contar com um acompanhamento bem próximo de um profissional de saúde, especialmente no caso das pessoas que tiverem alguma condição médica específica.