Cérebros das abelhas têm menos de dois milímetros cúbicos de volume
Da série: vídeos inacreditáveis. Os animais estão sempre nos surpreendendo com suas capacidades, mas as abelhas levaram isso a outro nível ao abrir uma garrafa de refrigerante sozinhas. O registro foi feito em Caraguatatuba, em São Paulo.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Vídeo flagra abelhas abrindo uma garrafa juntas; assista
O que mais impressiona, no vídeo, é que as duas abelhas trabalham em conjunto para conseguir abrir a garrafa.
“O vídeo foi gravado durante meu intervalo de almoço do trabalho. Peguei um refrigerante de um cliente, mas logo as abelhas o roubaram”, diz a legenda. Confira a gravação a seguir:
A ocasião desperta questionamentos sobre as capacidades cognitivas das abelhas. Afinal: quanta inteligência cabe em seres tão pequeninos? Felizmente, a ciência tem uma resposta.
A inteligência das abelhas
Um estudo da Scientific Reports diz que, embora as abelhas tenham cérebros relativamente simples em comparação com os humanos, são capazes de realizar tarefas de aprendizado complexas, como lembrar os melhores lugares para procurar néctar e pólen.
Para se ter uma noção, os cérebros das abelhas têm menos de dois milímetros cúbicos de volume, o que é apenas cerca de 0,0002% do cérebro humano. Na ocasião, a equipe escaneou os cérebros de 19 abelhas.
As abelhas são tão inteligentes que podem aprender a diferenciar número par de ímpar. Nesse caso, a conclusão vem de um estudo da Frontiers in Ecology and Evolution. Os cientistas colocaram as abelhas diante de uma série de cartões com algumas formas, em uma quantidade par ou ímpar. Os cartões-ímpares tinham um produto químico amargo: quinino. Os pares tinham açúcar.
E é agora que vem a curiosidade: as abelhas conseguiram diferenciar par de ímpar com uma taxa de sucesso de 80%.
Curiosidades sobre as abelhas
Além da capacidade cognitiva, as abelhas também despertam a curiosidade dos cientistas por uma série de fatores. Você sabia, por exemplo, que elas despencam de seus voos quando apagamos a luz? Além disso, esses insetos liberam carga elétrica que estimula perfume das flores.