O site VaticanNews.va, principal portal eletronico de noticias da Igreja Catolica no Vatiano, publicou noticia nesta quarta-feira, 04, sobre a tragédia que vitimou 16 pessoas que retornavam de uma viagem a Juazeiro (CE) para cidade de Coité do Noia, em Alagoas.
O portal destacou a tragédia e, atraves da CNBB, publicou nota lamentado o ocorrido. Leia a integra da noticia:
Tragédia no sertão de Alagoas: Igreja no Brasil une-se em oração
Na manhã desta terça-feira, 3 de fevereiro, um grave acidente na rodovia AL-220, em São José da Tapera, Alagoas, vitimou 16 romeiros que retornavam da tradicional Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte (CE). Entre as vítimas fatais, a dolorosa confirmação de quatro crianças, cujas vidas foram precocemente interrompidas no trecho conhecido como “Curva do S”. O veículo, que transportava cerca de 60 fiéis da Paróquia São Benedito, em Coité do Nóia (AL), capotou, deixando um rastro de dor que motivou várias manifestaçôes de solidariedade por todo o Brasil.
Diante da magnitude da tragédia, a Diocese de Crato, solo sagrado que acolheu os peregrinos durante os festejos, manifestou-se por meio de seu bispo, dom Magnus Henrique Lopes. Em nota conjunta com a Basílica de Nossa Senhora das Dores, o prelado destacou que esses irmãos “vieram a Juazeiro como quem busca a luz” e que agora, sob o manto de Nossa Senhora das Candeias, são conduzidos à luz do Cristo Ressuscitado.
Na Diocese de Penedo, o bispo dom Valdemir Ferreira dos Santos exortou os fiéis à confiança na misericórdia divina. Em sua mensagem, ele chamou os falecidos de “Romeiros do Céu”, lembrando que “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo”. Na comunidade local de Coité do Nóia, o impacto foi imediato: todos os eventos religiosos foram cancelados, mantendo-se apenas as celebrações eucarísticas em sufrágio das almas e em apoio aos feridos hospitalizados, conforme consta em comunicado nas redes sociais da Paróquia de São Benedito.
A Manifestação da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através de sua presidência, emitiu uma nota oficial de pesar e solidariedade. Os bispos brasileiros uniram-se em comunhão fraterna com os bispos locais e com todas as famílias enlutadas, pedindo que a Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora das Candeias, a luz que ilumina os caminhos, interceda por cada um dos atingidos por esta fatalidade.
Nota da CNBB na Íntegra
Nota de pesar pelas vítimas do acidente com romeiros da Romaria de Nossa Senhora das Candeias
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta profundo pesar e solidariedade às famílias, amigos e comunidades das vítimas do trágico acidente ocorrido com fiéis que retornavam da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, na Diocese do Crato.
Neste momento de dor e comoção, unimo-nos em oração confiando à infinita misericórdia de Deus todos aqueles que perderam a vida. Pedimos ao Senhor que conceda conforto, esperança e fortaleza aos familiares e a todos os que choram esta perda tão dolorosa.
Que Nossa Senhora das Candeias, luz que ilumina o caminho do povo de Deus, interceda por todos, envolvendo com seu amor materno as famílias enlutadas e sustentando a fé das comunidades atingidas por esta tragédia.
A Presidência da CNBB permanece unida, em comunhão fraterna e oração, ao bispo diocesano de Crato (CE), dom Magnus Henrique Lopes, OFM, ao bispo diocesano de Penedo (AL), dom Valdemir Ferreira dos Santos, aos que sofrem, familiares, amigos e a todos os que foram afetados por este acontecimento.
Em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS) Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO) Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE) Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers Bispo
Auxiliar de Brasília (DF) Secretário-geral da CNBB
