Mensagem desaparece após sete dias
Usuários do WhatsApp no Adroid e participantes do programa beta do Google Play já podem testar as mensagens autodestrutivas do mensageiro. Na versão 2.20.206.9 do aplicativo, a função de apagar mensagens automaticamente já começou a ser implementada, como observou o WABetaInfo nesta quarta-feira (11).
A novidade já havia sido detalhada pelo WhatsApp numa página especial na última semana. Anteriormente, em julho, referências às mensagens autodestrutivas foram encontradas no app. Por enquanto, a versão para iOS ainda não foi atualizada no TestFlight com o recurso.
A partir da nova versão beta, usuários já poderão habilitar as mensagens que desaparecem depois de sete dias. Para utilizar, basta abrir as informações de contato ou grupo e ativar a opção em um novo campo. Depois de habilitada, um ícone com um timer será exibido no canto da imagem de perfil nas conversas selecionadas.
O lançamento da nova função tem sido gradativo para alguns usuários. Não foi especificado, até então, um método para que o recurso apareça no aplicativo. A expectativa é de que o WhatsApp habilite a novidade para mais pessoas nos próximos dias.
WhatsApp detalha funcionamento
Ao utilizar a nova função pela primeira vez, o aplicativo vai mostrar uma introdução explicando como ela funciona. As informações são complementares às divulgadas pelo mensageiro recentemente.
Neste caso, é explicado que as mensagens desaparecerão mesmo se o destinatário não abrir o aplicativo por sete dias. Responder um texto citado também faz com que a mensagem original permaneça ativa pelo mesmo período de tempo.
O WhatsApp também esclarece que mensagens encaminhadas para bate-papos sem a função ativada não desaparecerão. Em caso de backup antes do período de sete dias, a mensagem também será mantida; quando o backup for restaurado, depois do período, ela será excluída.
As mensagens autodestrutivas também poderão ser visualizadas nas notificações como todas as outras. O app cita, ainda, que elas podem ser mantidas na galeria de imagens do celular se o usuário fizer uma captura de tela, já que não existe nenhum bloqueio do tipo.