Ufal disponibiliza mais de 2,4 mil vagas em novo edital do Sisu

Classificados vão ingressar no semestre letivo 2021.2.

COMPARTILHE
Por: Ascom Ufal  Data: 04/08/2021 às 09:43
Fonte de Imagem: Reprodução
Classificados vão ingressar no semestre letivo 2021.2.

Os candidatos que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) já podem se preparar para concorrer às vagas da Ufal pelo Sisu 2021.2. A Copeve divulgou o edital que oferece 2.468 vagas em 72 cursos de Graduação para ingresso no segundo semestre letivo de 2021, que está projetado para iniciar no final de março de 2022. A deliberação do Calendário Acadêmico do ano letivo de 2021 ocorrerá nos próximos dias no Conselho Universitário da Ufal.

Desse total de vagas ofertadas, 1.227 são para ampla concorrência e 1.241 destinadas à reserva de vagas, cumprindo a Lei nº 12.711/2012. No Sisu desse ano as vagas foram divididas em dois editais, mas o procedimento para o aluno permanece igual.

O candidato deve fazer a inscrição exclusivamente no site do Sisu, a partir desta terça-feira (3), até a próxima sexta-feira (6), utilizando a nota do Enem. Ele deve escolher até dois cursos na mesma universidade ou optar por cursos em instituições diferentes.

Quem decidir pelas graduações da Ufal, estará automaticamente inscrito e deve aguardar o resultado e, posteriormente, a convocação da Copeve. Ao escolher o curso, é preciso especificar a modalidade de concorrência, se geral ou pelas cotas. “Os candidatos que fizerem opção por algum grupo de cotas precisam ter muito cuidado com a exigência legal de verificação, ou validação posterior, para efetivação da matrícula”, ressaltou o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

A Chamada Regular está prevista para ser divulgada no dia 10 de agosto, com a lista de classificados. O processo de matrícula dos convocados será realizado em duas etapas, conforme o padrão utilizado pela Ufal. A primeira é uma pré-matrícula, na qual os classificados devem enviar a documentação exigida no edital por meio de endereço eletrônico. E, por fim, a assinatura eletrônica na Ata de Confirmação de Matrícula.

Por causa da pandemia, as duas fases da matrícula ocorrerão de forma totalmente virtual. Para isso, os candidatos acessam o site da Copeve usando seu login e senha, preenchem um cadastro e anexam a versão digitalizada de toda a documentação prevista no Edital, não havendo a necessidade de deslocamento até os campi da Ufal.

As vagas eventualmente não ocupadas ao fim da Chamada Regular serão preenchidas mediante utilização da Lista de Espera. Para participar, o candidato deve manifestar seu interesse no site do Sisu.

Confira o edital completo clicando aqui.

Atualizações para confiabilidade

Desde março de 2020, por conta da pandemia, os processos eletrônicos para as matrículas e demais rotinas acadêmicas e administrativas da Ufal foram aprimorados. Houve um conjunto de ações articuladas entre os diversos setores vinculados à Prograd, ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e coordenações de cursos.

Amauri explica que os processos de Validação e Verificação para os estudantes da reserva de vagas, que se autodeclararam como pretos, pardos, indígenas, quilombolas ou com algum tipo de deficiência, são realizados com uso das tecnologias e o permanente apoio dos núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) e de Acessibilidade (NAC).

“Estamos muito satisfeitos em cumprir da melhor forma nosso papel social. Neste ano letivo de 2020, implementado dentro do ano civil de 2021, já ingressam 5,4 mil estudantes pelo Sisu. E estamos com cinco editais abertos para outras modalidades de ingresso -transferência externa, reopção, reingresso, reintegração e portador de diploma-, totalizando 3,3 mil vagas para ingresso a partir de outubro”, destacou o pró-reitor.

E completa: “Esse grande esforço articulado entre a gestão central da Ufal, as unidades acadêmicas e os campi fora de sede comprova nosso compromisso em garantir ensino público de qualidade para a sociedade”.