Ícone do site AlagoasWeb

Trump é o novo presidente dos Estados Unidos

Após uma reta final acirrada, republicano conquistou 279 delegados e retornará à Casa Branca em janeiro de 2025

Trump é o novo presidente dos Estados Unidos (imagem: EFE)

Donald Trump, do Partido Republicano, é o mais novo presidente dos Estados Unidos. O magnata, que ocupou a cadeira entre 2017 e 2021, retorna à Casa Branca depois de ter perdido o último pleito para Joe Biden. Apesar da disputa acirrada com Kamala Harris, ele conseguiu superar a vice-presidente norte-americana e candidata do Partido Democrata.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Trump é o novo presidente dos Estados Unidos

Para vencer às eleições nos Estados Unidos, um candidato precisa alcançar 270 delegados dos 538, ou seja, ele pode até perder no voto popular, mas levar a eleição porque conseguiu mais colégios eleitorais. Trump, porém, venceu no colégio eleitoral e ainda abocanhou a maioria dos votos dos eleitores.

Desde o anúncio de sua candidatura, o republicano chegou a ficar bem à frente nas pesquisas quando o candidato democrata era Biden, mesmo depois da condenação por fraude e por comprar o silêncio de uma atriz pornô.

O atentado que sofreu em julho durante um comício em Butler, no estado da Pensilvânia, solidificou sua imagem de pessoa forte e resiliente. Trump ficou ferido na orelha direita, ao ser alvejado por tiros disparados por um homem que estava em um telhado.

Em setembro, o bilionário voltou a ser alvo de outra tentativa de assassinato em seu campo de golfe na Flórida.

Quando o atual mandatário desistiu de concorrer a reeleição, e Kamala Harris foi indicada no lugar, a disputa foi ponto a ponto. A entrada na corrida eleitoral desta mulher negra, de ascendência sul-asiática, ex-promotora e quase 20 anos mais jovem que Donald Trump, mexeu as fichas no tabuleiro político americano.

Trump volta ao poder em meio a uma série de problemas com a Justiça, incluindo uma investigação federal sobre a invasão à Casa Branca que poderia culminar em sua prisão.

Nas eleições deste ano, Trump buscou o apoio de Nova York, que há 40 anos não consagra o Partido Republicanos. Não consegui, mas teve votação expressiva no tradicional reduto democrata.

Em sua proposta de governo, ele promete intensificar o combate a imigração ilegal, tirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, cessar o apoio militar à Ucrânia, mas manter o apoio para Israel e retomar novo acordo nuclear com o Irã.

Sair da versão mobile