Passar trote para serviços de emergência é crime

Na madrugada desta sexta-feira, dia 15, por volta das 2h30, uma ocorrência falsa mobilizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e colocou em risco a vida de quem realmente precisava de socorro.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Trote ao Samu em São Miguel dos Campos quase provoca tragédia
O chamado informava um acidente grave envolvendo motocicleta, com vítima em estado crítico, na Rua Cel. José Antônio da Cruz (Rua do Cemitério). Ao chegar ao local, a equipe não encontrou nenhum ferido.
Minutos depois, novas informações indicavam que o suposto acidente teria ocorrido no loteamento Esther Soares Torres. A ambulância percorreu diversas ruas da região, mas novamente não localizaram vítimas — descobrindo, então, que se tratava de um trote.
Enquanto o Samu era deslocado desnecessariamente, outro chamado urgente aguardava atendimento: uma adolescente de 13 anos, no loteamento Hélio Jatobá, precisava de socorro imediato.
O caso acabou sendo atendido somente após a frustração da ocorrência falsa. A jovem foi encaminhada para a UPA e recebeu os cuidados médicos necessários.
Segundo profissionais do Samu, a atitude de passar trotes não é apenas irresponsável, mas pode custar vidas.
Ao mobilizar equipes para um falso chamado, o autor do trote prejudica o atendimento de vítimas reais, que dependem da agilidade no socorro.
Passar trote para serviços de emergência é crime e pode provocar tragédias. Autoridades reforçam que medidas legais podem ser tomadas para identificar e responsabilizar quem comete esse tipo de ato.
Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com