O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) aprovou, nesta terça-feira (24), o envio de tropas federais para sete municípios, visando reforçar a segurança nas eleições.
As cidades contempladas são Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia. A decisão ocorreu durante uma sessão virtual do Pleno.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Tribunal Regional Eleitoral aprova tropas federais para sete cidades de Alagoas
Enquanto isso, os pedidos para Pindoba, Olivença e Maribondo foram negados, e a solicitação para Roteiro permanece em análise pelos desembargadores eleitorais.
A medida busca garantir a tranquilidade e segurança do processo eleitoral nesses locais, que possuem histórico de disputas acirradas.
O presidente do TRE/AL, desembargador Klever Loureiro, esclareceu que o Poder Executivo estadual, responsável pelo comando das unidades de segurança pública, afirmou que as forças de segurança possuem plenas condições de assegurar o transcurso normal das eleições nos municípios em que o reforço das tropas federais foram negados.
Já sobre os municípios onde houve deferimento do reforço federal, Loureiro destacou que “nessas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, e de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático”.
Tropas federais são frequentemente requisitadas em regiões onde há risco de conflitos eleitorais ou onde as forças de segurança locais precisam de reforço. Agora, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir acerca do envio das tropas federais para Alagoas.