Este ano eleitoral, a transparência é particularmente relevante
Três em cada quatro capitais brasileiras apresentam índices de transparência classificados como regular ou ruim, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Índice de Transparência e Governança Pública da Transparência Internacional do Brasil. O índice, que varia de zero a 100, avalia a transparência das capitais, com notas mais altas indicando maior transparência.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Três em quatro capitais brasileiras têm índice de transparência regular ou ruim, segundo nova avaliação
Este ano eleitoral, a transparência é particularmente relevante, pois reflete a alocação de recursos e a execução de obras públicas. Entre as capitais avaliadas, apenas seis obtiveram notas superiores a “regular”. Vitória se destacou com a melhor nota, 98,6 pontos, e é a única a receber a classificação de “ótimo”. Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e João Pessoa também foram classificadas como “bom”.
Em contraste, 13 capitais receberam a classificação “regular” e seis foram avaliadas como “ruim”. Macapá, com 31 pontos, ocupa a última posição, e Teresina, Belém, Rio Branco, Boa Vista e Natal também estão na faixa de nota ruim. Este índice, publicado periodicamente, oferece à população uma visão clara sobre a gestão pública nas capitais brasileiras.