Três dicas para quem pensa em começar a trabalhar de casa

COMPARTILHE
Por: Divulgação  Data: 13/03/2020 às 03:36
Fonte de Imagem: Reprodução

O sonho de 81% dos brasileiros é poder trabalhar de dentro da própria casa. O que antes parecia, realmente, apenas um sonho, está cada vez mais se tornando realidade, já que muitas empresas têm flexibilizado o local de trabalho e o mundo virtual traz muitas oportunidades de autonomia baseadas no home office.

A liberdade de criar os próprios horários, escolhendo as folgas, e também não passar transtornos no trânsito são alguns dos fatores que fazem desta possibilidade extremamente atrativa. Mas, é preciso tomar algumas atitudes para não se perder em seu próprio lar.  Confira algumas dicas muito importantes caso você esteja pensando em adotar esse estilo de trabalho.

Organize-se física e mentalmente

Todo bom home office começa pela organização física. Ninguém consegue trabalhar corretamente e se manter focado em um espaço totalmente desorganizado ou sujo. Antes de pensar em começar a trabalhar em casa, você deve ter certeza de que conseguirá montar um espaço agradável e que será capaz de passar horas nele.

Existem alguns itens que ajudam muito na hora de adequar o espaço de trabalho e torná-lo mais limpo. Caixas organizadoras, pastas e gavetas são alguns deles. Além disso, caso você use o PC, vale a pena pensar em um ter um computador all-in-one, já que ele economiza muito espaço e deixa o ambiente mais organizado. 

Além da organização do espaço, sua mente também deve estar muito organizada. Crie uma rotina diária. Não é só porque trabalhará em casa que poderá fazer o que quiser na hora que quiser. Então, programe muito bem os seus horários. Isso é essencial também para que você não passe horas demais trabalhando e misture a vida pessoal com o seu serviço.

Uma outra dica é fazer algumas pausas diárias para praticar exercícios leves. Essa é uma prática já adotada em diversas empresas e repartições e ajuda muito a prevenir lesões e doenças.

Tenha um bom plano de comunicação

Já que você estará trabalhando de dentro de casa, será muito mais difícil que os outros saibam que você está fazendo algo. Por isso, você deve pensar muito bem em seu plano de comunicação. Em alguns casos, uma plataforma online pode ser essencial para divulgar os seus trabalhos e conseguir novos contatos.

Mas, em outras ocasiões, você deverá investir mais nisso: se manter ativo nas redes sociais, divulgando o que você faz, estabelecer contatos com outras pessoas da área, criar materiais gráficos de divulgação. Tudo é válido nessa hora.

Tenha os equipamentos adequados

Para trabalhar em casa, é essencial ter os equipamentos adequados. Caso você trabalhe usando o computador, por exemplo, não poderá usar qualquer cadeira e qualquer escrivaninha, pois, caso não sejam as adequadas, com o tempo você poderá ter algum problema de saúde ou alterações na postura. Além disso, um bom computador é essencial para ganhar tempo e não passar estresse com a tecnologia.