TRE realiza cerimônia de diplomação dos eleitos em 2022

COMPARTILHE !!
Por: Ascom TRE-AL  Data: 16/12/2022 às 15:05
Imagem: TRE-AL

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) diplomou, na manhã desta sexta-feira (16), os candidatos eleitos no pleito eleitoral de 2022. A solenidade aconteceu no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), foi conduzida pelo presidente do TRE/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes, e contou com a presença de autoridades civis e militares. Foram diplomados 39 candidatos, entre eles deputados estaduais, federais, senador, o governador e seu vice.

“Essa diplomação dos eleitos marca o fim de um processo eleitoral muito polarizado e exaustivo. Esse evento significa, na prática, o reconhecimento da lisura do pleito eleitoral e da legitimidade conferida pela maioria do povo alagoano aos eleitos. Para chegarmos até este momento festivo, tivemos que ultrapassar inúmeras fases, entre pedidos de registros de candidaturas até a prestação de contas dos candidatos, e temos muito que comemorar por nosso pleito ter sido concluído no mais amplo clima de segurança e transparência”, disse o presidente do TRE/AL em seu discurso.

Centenas de pessoas acompanharam a entrega dos diplomas aos candidatos, que foi feita pelos desembargadores eleitorais integrantes do Pleno do TRE/AL. Representando todos os deputados estaduais eleitos, Alexandre Ayres ocupou a tribuna e fez um discurso enfatizando que é importante que as políticas públicas de Alagoas funcionem, para que todos os eleitos possam atuar de maneira conjunta, em benefício do povo alagoano.

O deputado federal mais votado, Arthur Lira, também proferiu discurso representando os demais eleitos à bancada federal alagoana. Lira destacou que a diplomação dos eleitos marca uma grade festa, “o coroamento do resultado eleitoral e da democracia do povo alagoano. O resultado das eleições sempre deve ser respeitado. Estou iniciando meu nono mandato, sete deles eleito através das urnas eletrônicas, e elas confirmam e confirmaram, sempre, a vontade do povo”.

O senador eleito Renan Calheiros Filho também discursou na solenidade e destacou, em seu pronunciamento, parabenizou a Justiça Eleitoral alagoana pelo trabalho na última eleição. “Estar aqui nesta solenidade e o clima dela ser amistoso, cordial e familiar é, sobretudo, a expressão democrática do povo alagoano sendo representado aqui pelos eleitos”, comemorou.

Finalizando os pronunciamentos do dia, o governador eleito Paulo Dantas agradeceu a todos os alagoanos e alagoanas por vivenciar o momento, “que merece uma frase em destaque. A frase que marca o desejo de cada um que ama o nosso Estado, o de querer uma Alagoas daqui pra melhor”. Dantas mencionou, em seu discurso, os programas sociais criados em Alagoas que servirão de modelo para o governo federal.