Dados constam no relatório Justiça em Números
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) está entre as sete cortes estaduais que adotam o Juízo 100% Digital, modelo em que os atos processuais são praticados, exclusivamente, de forma eletrônica e remota, por meio da internet. O destaque consta no relatório Justiça em Números 2024 (ano-base 2023), divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
TJ de Alagoas entre os sete tribunais que adotam o Juízo 100% Digital
Além do TJAL, compõem a lista os tribunais do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Amazonas e Acre. Em Alagoas, o modelo foi instituído por meio da resolução nº 32, de 18 de dezembro de 2020.
Na avaliação do juiz Ygor Figueirêdo, auxiliar da Presidência do TJAL, o Juízo 100% Digital contribui para uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva.
“A realização de todos os atos de forma eletrônica evita adiamentos e permite que jurisdicionado e advogados possam participar do processo independentemente do local em que estejam”, destacou.
O Juízo 100% Digital é optativo. Além de contribuir com a celeridade e com a acessibilidade, proporciona mais segurança, transparência, produtividade e redução dos gastos públicos.
“O TJAL sempre esteve na vanguarda do processo eletrônico, sendo um dos primeiros a digitalizar seu acervo. E o Juízo 100% Digital foi mais um passo dado para consolidar essa forma de atuação”, reforçou o magistrado.