Uma nova abordagem terapêutica apresentou resultados promissores na melhoria da qualidade de vida e da qualidade do sono de pessoas que convivem com problemas de memória.
A Dra Nancy Hodgson e sua equipe da Universidade da Pensilvânia (EUA) parearam 209 residentes na comunidade com problemas de memória e seus cuidadores e os dividiram em dois grupos.
Receba as notÃcias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Terapia melhora sono e memória sem usar medicamentos
O primeiro grupo recebeu a terapia, chamada Programa de Padrões Saudáveis de Sono, que consiste em sessões de atividades domiciliares de uma hora, administradas durante quatro semanas. Esse programa consiste em treinamentos em atividades diárias cronometradas, como reminiscências pela manhã, exercÃcios à tarde e atividades sensoriais à noite, que podem diminuir a sonolência diurna e melhorar a qualidade do sono noturno.
O segundo grupo, de controle, recebeu treinamento em higiene do sono, além de educação sobre segurança doméstica e promoção da saúde.
O primeiro grupo apresentou resultados marcantes em termos tanto da melhoria do sono quanto da manutenção da memória. Os resultados indicam que, em comparação com o grupo de controle, o programa Padrões Saudáveis de Sono melhorou a qualidade do sono entre pessoas que viviam com problemas de memória e que apresentavam sintomas depressivos ou má qualidade do sono.
“Os resultados deste estudo fornecem novos conhecimentos fundamentais sobre os efeitos do tempo de participação em atividades e podem ajudar a criar protocolos de tratamento estruturados e replicáveis para tratar os distúrbios do sono,” disse Hodgson.
Terapia melhora sono e memória sem usar medicamentos