Técnicos de enfermagem dão o suporte que precisa para o início dos cuidados
Quando você pensa em ir a um hospital, qual profissional vem logo em sua mente? Provavelmente você lembrou do médico, mas os enfermeiros são os primeiros da equipe assistencial que irão te acolher e encaminhar para o especialista que necessita. Junto a eles, os técnicos de enfermagem dão o suporte que precisa para o início dos cuidados, e eles só lhe deixarão quando for estabelecida a sua alta hospitalar.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Técnicos de enfermagem são necessários para a excelência de qualquer unidade de saúde
Mas, os técnicos de enfermagem, por vezes, lamentavelmente, ainda são vistos como profissionais inferiores, com pouco estudo e que somente cumprem com as solicitações de enfermeiros e médicos. Um achismo extremamente equivocado, injusto e irreal, uma vez que a sua atuação é decisiva para o sucesso de todas as linhas de cuidado.
“Eu decidi ser técnica de enfermagem inspirada na minha mãe. Naquela época, entrar no curso não era fácil. Eu estudei, me dediquei e foi o HGE [Hospital Geral do Estado] que me deu a primeira oportunidade para crescer profissionalmente. Eu tinha 25 anos, comecei dentro do centro cirúrgico, depois passei pela Nefrologia e pela UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, lembrou Rosilda de Lima Melo, que há 25 anos é técnica de enfermagem no HGE.
Reconhecida pelo seu trabalho, Rosilda lembra que ganhou um curso de instrumentação cirúrgica de um colega e agarrou essa oportunidade. Com mais essa formação, além de outros cursos de aprimoramento, ela retornou para o centro cirúrgico, agora para atuar como instrumentadora cirúrgica, sem deixar de lado os cuidados intensivos e nutrindo mais gratidão pelo espaço profissional conquistado na maior unidade de urgência e emergência de Alagoas.
“A Enfermagem é uma área muito importante e necessária para a saúde pública e o técnico de enfermagem tem papel fundamental na realização de qualquer serviço. Um técnico qualificado, educado, sociável, instruído e responsável potencializa a credibilidade, o sucesso e o crescimento de qualquer instituição. Porém, o dia a dia é muito difícil, desafiador, conflitante. Desse modo, não são todos que conseguem tomar posse desse posto que exige muito trabalho e coração”, comentou Rosilda.
Para a técnica de enfermagem do HGE, a primeira motivação de um bom profissional deve ser o amor, a paixão por sua profissão. Ele precisa entender que ele está cumprindo com uma missão que muitas vidas necessitam para o restabelecimento da saúde. Pessoas que não queriam ir ao hospital, mas precisaram para o restabelecimento da saúde. Contudo, se faz necessário um atendimento adequado, eficiente, ágil, acolhedor e esclarecedor.
“Não é só administrar uma medicação ou realizar um procedimento. O nosso trabalho também é conhecer a história do paciente, saber o que estamos fazendo, compreender como melhor atuamos, tecer observações que possam contribuir com a atuação da equipe, sem deixar de lado o respeito e a proatividade na sua área de atuação. É entender que terão momentos tensos e de muita pressão, mas que serão superados com a prática do cuidado, do zelo que aprendemos, que se converterão em experiências”, afirmou a técnica de enfermagem do HGE.
Na segunda-feira (20) é o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. A coordenadora de Enfermagem, Alline Cavalcante, agradece o empenho de todos os profissionais e lembra que todas as vidas salvas pelo seu cuidado são de valores inestimáveis. Em tempo, acrescenta que os serviços de Média e Alta Complexidade precisam da competência desses profissionais para o sucesso de cada intervenção.
“São vocês que preparam os equipamentos, executam os cuidados, coletam materiais para exames laboratoriais, administram medicações e dão todo o suporte necessário na assistência. A Enfermagem é, também, responsabilidade social, segurança para todos e acalento. Assim sendo, nós, enfermeiros, técnicos e auxiliares, precisamos estar unidos pela promoção da saúde e melhor qualidade de vida”, defendeu a coordenadora.