Pesquisadores estão em busca de alternativas para o tratamento dessa condição
O suco do repolho roxo alivia problemas de saúde digestiva associados à inflamação, como a doença inflamatória intestinal, doença de Crohn e colite ulcerativa.
Receba as notÃcias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Suco de repolho roxo trata doenças inflamatórias intestinais
Como seu nome indica, a doença inflamatória intestinal é caracterizada por uma inflamação crônica no trato digestivo. Os sintomas primários incluem dor abdominal aguda, perda de peso, anemia e diarreia. Em casos extremos, a condição pode aumentar o risco de morte se não for tratada.
Os pesquisadores estão em busca de alternativas para o tratamento dessa condição usando nutracêuticos – os efeitos farmacêuticos dos alimentos naturais – para modular a microbiota intestinal e aliviar condições associadas à inflamação.
“O suco de repolho roxo altera a composição da microbiota intestinal, aumentando a abundância de bactérias boas, resultando no aumento da produção de ácidos graxos de cadeia curta e outros metabólitos derivados de bactérias que melhoram a inflamação,” disse o professor Satyanarayana Rachagani, da Universidade de Missouri (EUA). “Essas mudanças na microbiota intestinal estão associadas à melhoria da função da barreira intestinal, ao aprimoramento do reparo do cólon e aos efeitos antioxidantes, mitigando, em última análise, os danos intestinais e a inflamação do cólon.”
Além disso, o suco de repolho roxo aumentou as células T reguladoras, promovendo um equilÃbrio imunológico anti-inflamatório, reduzindo ainda mais a inflamação do cólon.
Melhoria da saúde intestinal
A abordagem farmacológica atual para o tratamento da doença inflamatória intestinal envolve os anticorpos monoclonais que tratam da inflamação. No entanto, a maioria dos pacientes descobre que este tratamento perde eficácia com o tempo. Como resultado, os pesquisadores estão procurando soluções que abordem o mecanismo molecular no intestino que causa a condição – e não apenas tratar os sintomas.
Os compostos bioativos do suco de repolho roxo não apenas promoveram o crescimento da bactérias intestinais benéficas, mas também mostraram ser uma excelente fonte de fibra alimentar, aumentando ainda mais seu potencial para a saúde intestinal.
“Estas descobertas oferecem novos insights sobre os mecanismos subjacentes à eficácia terapêutica do suco de repolho roxo na melhoria da DII [doença inflamatória intestinal],” disse Rachagani. “Sua capacidade de modular a microbiota intestinal, ativar vias anti-inflamatórias e melhorar a regulação imunológica ressalta seu potencial como um valioso agente terapêutico para DII e doenças inflamatórias relacionadas.”