Uma startup suíça criou o primeiro copiloto de Inteligência Artificial do mundo para guiar cegos e deficientes visuais parciais. Ele avisa sobre obstáculos e perigos com antecedência.
A Biped desenvolveu um dispositivo, um pequeno cinto de segurança, que identifica trajetórias em tempo real, por meio de câmeras 3D que capturam áudio e vídeo. A empresa ainda contou com o apoio de associações, hospitais e usuários para testar a tecnologia em 65 usuários.
Direção autônoma
O biped traz recursos de direção autônoma para humanos e conta ao usuário tudo que acontece ao redor.
Usando câmeras 3D, o biped filtra as informações mais importantes, com alguns segundos de antecedência.
O dispositivo é fornecido com fones de ouvido de condução bluetooth e composto por um colar confortável e leve e monitora continuamente um campo de visão de 170°.
“Isso reflete a maneira como os veículos autônomos funcionam”, diz o CEO e cofundador, Mael Fabian, que se baseou em sua própria experiência de pesquisa nessa área.
“O bíped, por exemplo, alerta o usuário sobre uma bicicleta 12 m à frente na trajetória de cegos e deficientes visuais, mas ignora um objeto que esteja mais próximo, mas sem risco de colisão.”
O software por trás do biped é inspirado em veículos autônomos. Integra os mais recentes avanços da pesquisa e da indústria. Ele permitirá que você navegue de forma segura e intuitiva em sua vida diária.
A empresa oferece ainda um formulário para quem estiver interessado em testar o equipamento que ainda não está no mercado.