Em 2023, mais de 160 aparelhos foram recolhidos
O trabalho para combater a perturbação do sossego alheio foi reforçado no período das festas de fim de ano. Somente no feriadão do Natal, a Operação Na Base do Sossego apreendeu nove equipamentos sonoros em bairros distintos de Maceió.
SSP apreende nove equipamentos sonoros por perturbação do sossego no fim de semana
As aparelhagens de som foram recolhidas durante fiscalizações realizadas no Vergel do Lago e também no bairro Cidade Universitária. Na região da parte baixa da capital, foram cinco equipamentos apreendidos no último sábado (23). Entre as demais, três também ocorreram no sábado e uma no domingo (24).
Coordenada pela Chefia de Prevenção e Articulação Política da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), a ação conjunta reúne integrantes das forças de segurança com o objetivo de garantir ainda mais a tranquilidade da população alagoana.
Em 2023, aproximadamente 1.030 locais denunciados foram visitados pelas equipes policiais. Boa parte resultou em orientações e soluções do problema. No entanto, até esta terça-feira (26), 162 aparelhos sonoros foram apreendidos em Maceió e Marechal Deodoro, nas regiões atendidas pelas Bases Comunitárias de Segurança da Polícia Militar. Desde o início da operação, ano passado, foram 309 recolhidos.
De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP/AL, tenente Alex Acioli, as ações continuarão sendo reforçadas nos próximos dias. A ideia é garantir ainda mais tranquilidade à população no período festivo.
“Temos tido um grande apoio do CPRM no cumprimento das ações de fiscalização realizadas pelas equipes das Bases Comunitárias. Com o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito e do serviço de Inteligência continuaremos o trabalho preventivo e repressivo. É bom salientar, que além do trabalho integrado da Operação Na Base do Sossego, as equipes policiais ordinárias também fazem visitas nos locais que são denunciados através do 190”, afirmou o oficial.
Todos os materiais apreendidos ficam à disposição da Justiça, que decidirá se eles serão devolvidos aos proprietários ou doados a instituições filantrópicas. A decisão será tomada durante audiência no Juizado Criminal Especial da Capital.
Participaram da operação, guarnições das Bases Comunitárias de Segurança pertencentes ao 1º, 4º, 5º e 12º Batalhões da PM e também da 4ª Companhia Independente. Além disso, alunos do Curso de Formação de Praças, em estágio operacional, também dão apoio à ação.