Pequenos exercícios de um minuto podem trazer resultados surpreendentes, como a diminuição do risco de ataques cardíacos, câncer e aumento da esperança de vida. Um método chamado Vilpa (Lifestyle Intermittent Vigorous Physical Activity) que consiste em fazer exercícios curtos de um a dois minutos, três a quatro vezes por dia, foi revelado pela Universidade de Sidney como altamente eficaz.
De acordo com a pesquisa, esses exercícios reduzem em 40% as chances de morrer devido ao câncer e em 49% em relação às doenças cardiovasculares.
Exemplos simples de exercícios podem ser encontrados, como subir escadas, correr para pegar um ônibus ou caminhar rapidamente. Apesar de curtos, os exercícios são intensos e alteram o metabolismo, queimando gordura corporal de outra maneira.
O autor do estudo, Emmanuel Stamatakis, aponta que pelo menos 11 sessões desse tipo de exercício devem ser feitas por dia. O método Vilpa pode ser uma ótima opção para quem tem pouco tempo disponível e busca resultados em relação à saúde.