Site permite solicitar documentos em mais de 12 mil cartórios do Brasil

COMPARTILHE
Por: Canal Tech  Data: 08/01/2022 às 08:21
Fonte de Imagem: Ana Carneiro/Esp. CB/D.A Press

A Central das Certidões é uma plataforma online que integra 12 mil cartórios do Brasil e permite solicitar documentos como certidão de óbito, nascimento e casamento, protesto, matrícula de imóvel e até documentação no exterior. Antes conhecida pelo nome Cartório 24 Horas, o sistema tem como vantagem a possibilidade de obter essa documentação sem a necessidade de viajar até o local de origem.

Entre os pedidos mais comuns estão certidões de nascimento, casamento, protesto e óbito, e ainda matrícula de imóvel atualizada e busca de bens. Os pedidos são feitos e pagos pela internet, com a entrega programada para envio no endereço indicado pelo cliente.

A Central das Certidões pode ajudar alguém em São Paulo/SP a conseguir uma certidão no em Manaus/AM, por exemplo (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Preços variados

Os preços variam conforme o tipo de documento, o serviço solicitado e o local do Brasil — em regiões onde a busca é precária, o custo tende a ser maior. O prazo médio entre a confirmação do pagamento e a entrega ao cliente é de oito dias, o que também pode variar conforme a localidade.

Plataformas que integram cartórios não são exatamente uma novidade, mas a maioria dos serviços peca por não oferecer um atendimento humanizado, o que pode dificultar ainda mais o burocrático processo de conseguir papeis indispensáveis para a vida das pessoas. Segundo o designer de produtos da Leme Inteligência Forense, William Brepohl, empresa criadora da plataforma, o diferencial da Central das Certidões é justamente essa aproximação com o cliente.

“Nós cuidamos da parte da burocracia para os clientes, e com eles buscamos ser atenciosos. Ninguém vai ao cartório porque quer. Vai porque precisa resolver algo, está passando por um momento difícil. Então, temos que ouvir as pessoas. Sermos leves, mas com profissionalismo”, explica.

Além de pessoas físicas, a plataforma atende também a pessoas jurídicas: escritórios de advocacia, bancos, revendedoras de automóveis e empresas que lidam com grande volume de certidões, documentos e procurações.

Vale ressaltar que nem todos os documentos podem ser solicitados pela plataforma, já que a legislação obriga, em determinadas situações, que apenas o próprio interessado dê entrada na papelada. Mesmo assim, a Central das Certidões pode ser uma mão na roda para as demandas mais comuns do dia a dia.