Ícone do site AlagoasWeb

Shein vai fabricar roupas no Brasil e deve gerar mais de 100 mil empregos

Prostooleh/Unsplash

Foi anunciada na quinta-feira (29) uma parceria da chinesa Shein com a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas) para o início da fabricação, no estado do Rio Grande do Norte, de roupas a serem vendidas pela gigante varejista.

O acordo foi firmado após uma reunião no Palácio do Planalto envolvendo o presidente do conselho da Shein para a América Latina, Marcelo Claure, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e executivo da Coteminas, Josué Gomes, e o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Publicidade

Fabricação da Shein no Brasil
A produção de peças da Shein em território nacional começa já a partir de julho em uma fábrica da empresa Coteminas localizada na cidade de Macaíba (RN), na Região Metropolitana de Natal.

Inicialmente, a fabricação de roupas vai se concentrar em materiais de jeans, brim e malhas de algodão e deve envolver ainda o trabalho de oficinas de costura espalhadas por todo o estado do Rio Grande do Norte.

O acordo é fruto de um compromisso da Shein assumido junto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em abril, de trazer parte da produção de peças para o Brasil.

Na ocasião, em meio a discussões sobre a taxação de compras internacionais, a Shein prometeu injetar R$ 750 milhões no Brasil para nacionalizar 85% das vendas — o que seria uma forma de “aumentar a competitividade de fábricas têxteis brasileiras”.

Ainda segundo a companhia, esse projeto pode gerar mais de 100 mil empregos nos próximos três anos e render parcerias com até dois mil fabricantes brasileiros da indústria têxtil.

Sair da versão mobile