Você já reparou que sua pontuação score de crédito às vezes costuma baixar “do nada” e você sempre se pergunta porque é que o score está baixando se aparentemente nada mudou?
O primeiro ponto a esclarecermos é que a pontuação do seu score de crédito não sofre essas oscilações sem motivo aparente, tanto quanto sobe repentinamente quanto desce meio que “do nada”.
Pensando nessa situação que é super comum de acontecer e deixa muita gente em dúvida sobre o que de fato acontece, hoje vamos entender o porque ocorrem essas oscilações na sua pontuação para que você não seja pego de surpresa.
Por que o score de crédito baixa do nada?
Essa é uma dúvida muito comum e que pega muita gente de surpresa, em um dia você puxa sua pontuação e está com “x” pontos, e poucos dias depois, ao realizar uma nova consulta a pontuação baixou do nada.
Para entender de fato o porque a pontuação do seu score de crédito oscila, precisamos entender o que de fato compõe a sua pontuação de score.
Segundo dados da própria Serasa a pontuação do score de crédito é composta por seis pilares extremamente importantes para a constituição de sua pontuação.
Em primeiro lugar temos o pagamento de crédito, que é responsável por 43,6% de toda a sua pontuação do score de crédito.
Em segundo lugar temos a consulta para serviço e crédito e o comportamento das consultas que significa 19,3% de toda a sua pontuação do score de crédito.
Já em terceiro lugar, o seu histórico de dívidas representa 13,7% de sua pontuação. Em quarto lugar temos o tempo de uso do crédito que representa 10,01% de sua pontuação.
Chegando ao fim, em quinto lugar temos o crédito contratado, que representa 7,9% de toda sua pontuação do score de crédito.
E por último, mas tão importante quanto, temos o pagamento de dívidas, que corresponde a um total de 5,5% de toda a sua pontuação de crédito.
Reflexos que podem impactar no seu score
Como vimos no tópico anterior, existem alguns pontos extremamente importantes que são utilizados para formar a pontuação do seu score de crédito.
Dessa forma, existem algumas variações na sua pontuação que podem fazer com que o seu score oscile tanto para cima quanto para baixo.
Um exemplo comum é, caso você tenha pago a fatura do seu cartão em um dia após o vencimento, ou tenha renegociado alguma dívida, isso já pode ser um fator determinante para que o seu score oscile em alguns pontos.
Assim, mesmo que você pague suas contas em dia, é preciso ficar ciente de que não é o suficiente para a pontuação do seu score, tendo em vista que este é um fator utilizado mas não é o único.