Ícone do site AlagoasWeb

Seu micro-ondas pode pegar fogo e causar estrago; veja por quê e como evitar

Não respeitar o tempo de aquecimento dos alimentos, usar recipientes proibidos e curto-circuitos são alguns dos problemas que podem causar incêndios no seu aparelho; veja a lista

Seu micro-ondas pode pegar fogo e causar estrago; veja por quê e como evitar

O medo de o micro-ondas pegar fogo é comum, mas, na maioria das vezes, é causado pelo desconhecimento dos limites do aparelho e do que pode ou não ser feito com ele, e não por falhas de segurança do eletrodoméstico.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Seu micro-ondas pode pegar fogo e causar estrago; veja por quê e como evitar

Afinal, embora seja uma opção muito prática para esquentar, descongelar e preparar alimentos, o equipamento lida com calor, o que exige cuidados específicos durante o uso. Pensando em te ajudar, o TechTudo preparou uma lista com as principais causas de incêndios no micro-ondas e o que fazer para evitá-los. Confira!

Micro-ondas: o que pode fazer o aparelho pegar fogo?

Apesar de ser um aparelho seguro, o micro-ondas pode trazer algumas surpresas desagradáveis se não for usado da maneira correta. Para evitar acidentes e incêndios, confira os tópicos a seguir:

  1. O que mais faz um micro-ondas pegar fogo?
  2. Quais são os outros motivos para o micro-ondas pegar fogo?
  3. Como evitar incêndios no micro-ondas?

1. O que mais faz um micro-ondas pegar fogo?
Os micro-ondas são aparelhos seguros de modo geral, mas é importante adotar alguns cuidados para evitar acidentes. Um dos principais riscos é o superaquecimento dos alimentos, geralmente causado por períodos excessivos de preparo. Por isso, é recomendado iniciar com durações mais curtas e ajustar gradualmente, evitando programações longas que possam aumentar o risco de incêndio no aparelho.

Além disso, é fundamental acompanhar o preparo dos alimentos para identificar possíveis sinais de perigo. Por exemplo, ao perceber fumaça durante o funcionamento do aparelho, o ideal é desconectá-lo da tomada, mantendo a porta fechada por alguns minutos. Essa precaução é muito útil, pois os micro-ondas são projetados para conter pequenos incêndios com segurança.

Seu micro-ondas pode pegar fogo e causar estrago; veja por quê e como evitar

Quer comprar um micro-ondas barato? Veja seis opções da Midea, Panasonic, Electrolux, Philco, Consul e Mondial com preços a partir de R$ 488 — Foto: Reprodução/Philco

2. Quais são os outros motivos para o micro-ondas pegar fogo?

a. Curto-circuito
Embora o risco de curto-circuitos seja comum em aparelhos elétricos, é fundamental adotar cuidados para minimizar essa possibilidade. Esse problema ocorre, geralmente, quando a corrente elétrica no fio condutor é muito alta, o que pode causar superaquecimento e, em casos mais graves, provocar incêndios.

Outro fator que pode danificar o aparelho é conectá-lo a uma tomada com voltagem incompatível. Por exemplo, ao ligar um dispositivo de 110V em uma tomada de 220V, o superaquecimento será imediato, levando à interrupção do funcionamento e, possivelmente, a danos irreversíveis.

b. Recipientes proibidos
Também deve ser dada uma atenção especial à escolha de recipientes adequados para o uso no micro-ondas, já que isso pode prevenir muitos riscos. Nesse sentido, evite materiais como isopor, alumínio, plástico, papel, itens metálicos, garrafas térmicas, madeira e vidros que não sejam refratários. Vale destacar, inclusive, que os recipientes seguros geralmente possuem um símbolo que indica que são adequados para fontes de calor, por isso, essa informação deve sempre ser verificada.

Seu micro-ondas pode pegar fogo e causar estrago; veja por quê e como evitar

Pratos com detalhes metálicos podem gerar faíscas e danificar o aparelho — Foto: Reprodução/Lojas Colombo

c. Colocar papel ou verduras secas no aparelho
Assim como o papel, as verduras secas podem queimar devido às altas temperaturas do micro-ondas, gerando faíscas que podem danificar o interior do aparelho e, em casos mais graves, causar incêndios. Por isso, ao aquecer pratos com verduras no micro-ondas, é recomendado adicionar algum líquido para acompanhar, como molhos, vinagre ou azeite.

3. Como evitar incêndios no micro-ondas?
Se não quiser lidar com incêndios causados pelo micro-ondas, algumas medidas simples, além das já mencionadas, podem fazer toda a diferença. Comece lendo o manual de instruções do seu aparelho, pois ele contém todas as informações essenciais sobre o uso correto, incluindo o que pode ou não ser feito. Outra dica importante é verificar a voltagem do aparelho e garantir que seja compatível com a sua residência; caso contrário, será necessário usar conversores ou até mesmo trocar a fiação. Por fim, sempre verifique se as tomadas e o cabo do micro-ondas estão em boas condições para garantir a segurança no seu uso.

saiba como evitar incêndios no micro-ondas e garantir o bom uso do aparelho — Foto: Reprodução/Amazon
Sair da versão mobile