Ícone do site AlagoasWeb

Sesau se reúne com MPAL e Defensoria Pública para discutir avanços na saúde mental em Alagoas

Técnicos da Sesau ouviram as demandas trazidas pelo MPAL e a DPE/AL

Sesau se reúne com MPAL e Defensoria Pública para discutir avanços na saúde mental em Alagoas (Imagem: Ascom Sesau)

Técnicos de vários setores da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) se reuniram, nesta segunda-feira (13), com integrantes do Ministério Público de Alagoas (MPAL) e da Defensoria Pública do Estado (DPE/AL) para discutir sobre avanços na promoção de saúde mental em unidades da Rede Pública de Saúde de Alagoas.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Sesau se reúne com MPAL e Defensoria Pública para discutir avanços na saúde mental em Alagoas

A criação e regulação de mais leitos voltados para casos de saúde mental em hospitais do Estado e a formação de equipes focadas em emergência psiquiátrica estiveram entre os temas abordados na reunião. Os técnicos da Sesau ouviram as demandas trazidas pelo MPAL e a DPE/AL, e também apresentaram soluções e possíveis caminhos para alcançar as melhorias.

A supervisora da Rede de Atenção Psicossocial (RAVS) da Sesau, Tereza Cristina Tenório, destacou a importância da reunião para que os avanços pretendidos sejam alcançados. “A saúde mental tem demandado a necessidade de uma ampliação da RAVS e a Sesau tem trabalhado para que possamos ofertar mais leitos para a saúde mental, todos qualificados e regulados, levando mais efetividade e qualidade no atendimento”, disse.

Ainda na reunião, foi tratado sobre o estudo para a criação de uma unidade mista formada por profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e integrantes do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM/AL) para o atendimento mais ágil e otimizado para casos de emergência psiquiátrica. A análise para a formação dessas equipes está sendo feita por meio do Programa Salva Mais, que concentra as centrais telefônicas do CBM/AL e do Samu Alagoas em um só local para evitar a duplicidade de ações.

Um novo encontro foi marcado para o mês de junho para que os primeiros resultados sejam apresentados. A promotora de Justiça do MPAL, Micheline Tenório, ressaltou que a reunião busca reforçar o sistema público de saúde no estado. “Nosso objetivo é fortalecer o trabalho realizado na área da saúde mental em Alagoas e assegurar que a Rede de Atenção Psicossocial atenda a mais alagoanos”, afirmou.

Por sua vez, a defensora pública Roberta Gisbert pontuou que espera bons resultados da reunião desta segunda. “Esse encontro nos deu muita esperança de que conseguiremos fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial em Alagoas, por meio de mais leitos voltados para a saúde mental, bem como aperfeiçoar o trabalho realizado pelo Samu no estado”, disse.

Sesau se reúne com MPAL e Defensoria Pública para discutir avanços na saúde mental em Alagoas

Sair da versão mobile