Sesau disponibiliza inserção de DIU no Hospital da Mulher

Por: Secom Alagoas  Data: 22/02/2024 às 11:01

Iniciativa também será disponibilizada na Clínica da Família

Sesau disponibiliza inserção de DIU no Hospital da Mulher
(Imagem: Secom Alagoas)

Para beneficiar as mulheres que não desejam engravidar no momento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) implantou o Projeto de Planejamento Reprodutivo, que começou a funcionar nesta quarta-feira (21) no Hospital da Mulher (HM), no bairro Poço, em Maceió.

Sesau disponibiliza inserção de DIU no Hospital da Mulher

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Desenvolvido pelo Serviço Ambulatorial de Inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU’s), a iniciativa também será disponibilizada na Clínica da Família do Jacintinho, a partir de março. Para ter acesso, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde para ser encaminhado por meio do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg/AL). 

O Ambulatório do Hospital da Mulher vem capacitando os enfermeiros desde agosto do ano passado. Para isso, foram seguidas todas as recomendações da Nota Técnica Nº 31/2023, publicada pelo Ministério da Saúde (MS), que orienta a colocação e retirada desse método contraceptivo por enfermeiros e não somente por médicos. De acordo com a supervisora da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, Caroline Leite, a abertura do serviço ambulatorial ginecológico terá impacto direto no atendimento de saúde da população feminina. 

“É uma demanda de saúde da atualidade e que interessa diversas mulheres, de várias idades. O projeto veio para fortalecer o planejamento reprodutivo que acontece na Atenção Primária, que é o acesso à consulta, onde serão orientadas sobre os métodos contraceptivos. Iremos apresentar o método para que a mulher avalie qual o melhor para ela e, assim, planeje suas gestações ou caso ela não queira gestar, possua essa possibilidade de utilizar um método contraceptivo”, esclareceu.

A supervisora destaca que o projeto além de fortalecer o processo do planejamento reprodutivo visa reforçar a inserção do DIU em Alagoas. “Estamos realizando nos municípios capacitação de enfermeiros para a inserção do método contraceptivo. É uma resolução recente que possibilita a habilitação do profissional e estamos viabilizando esse procedimento”, enfatiza.

A médica de família e comunidade, Rafaela Freitas, ressalta que a eficácia do Dispositivo Intra Uterino de cobre é muito satisfatória. “Estou aqui no Hospital da Mulher para iniciar o projeto de planejamento reprodutivo com ênfase na inserção do DIU de cobre, que é um dispositivo colocado dentro do útero, livre de hormônios, com uma duração de dez anos, que protege contra uma gravidez indesejada”, disse. 

Beneficiada
Dayane Hillary foi a primeira paciente a colocar o DIU no HM na quarta (21). “O procedimento foi tranquilo, me esclareceram todas as dúvidas e eu estou com zero dor e desconforto. Recomendo o DIU para todas as mulheres que não querem tomar pílula”, relatou.

A inserção do Dispositivo Intrauterino é considerada um procedimento de grande eficácia na prevenção da gravidez. Ele é um método seguro e eficaz, que não interfere na saúde da mulher. Além disso, o DIU é uma alternativa reversível, caso a mulher opte por engravidar em outro momento. 

Antes da colocação, o ginecologista faz uma avaliação do histórico médico da paciente, realiza exames que verificam as condições clínicas e físicas, depois realiza a inserção, que normalmente dura cerca de 20 minutos – não sendo necessária a internação posteriormente.

Sesau disponibiliza inserção de DIU no Hospital da Mulher