Estado não alcançou a meta de vacinação estipulada pelo MS
A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2024, iniciada no dia 25 de março, foi concluĂda oficialmente no dia 31 de maio. Entretanto, seguindo recomendação do MinistĂ©rio da SaĂşde (MS), os 102 municĂpios alagoanos darĂŁo continuidade Ă imunização enquanto durarem os estoques do imunizante.
Receba as notĂcias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Sesau alerta que municĂpios podem continuar vacinando contra influenza atĂ© terminar o estoque do imunizante
Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização contra a Influenza, evitando assim internações e óbitos. Segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), das 694.456 pessoas que devem ser vacinadas em Alagoas, 310.352 foram imunizadas até o último dia 31 de maio, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 44,75%.
Isso significa que o Estado nĂŁo alcançou a meta de vacinação estipulada pelo MS, que corresponde a 90% do pĂşblico-alvo preconizado. Os nĂşmeros se referem ao pĂşblico formado por crianças, gestantes, puĂ©rperas, idosos e indĂgenas que sĂŁo considerados grupos prioritários para a imunização.Â
“É necessário que a população preconizada pelo Ministério da Saúde se vacine, porque o imunizante é a forma mais eficaz de se proteger contra a doença. Reforçamos a necessidade da vacinação, porque, além de prevenir contra a influenza, evita que o paciente apresente a forma grave, que pode levar a hospitalizações e óbitos”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
Vale salientar que a Campanha de Vacinação contra a Influenza abrange todas as pessoas maiores de seis meses de idade, conforme preconiza o MS. No caso das crianças que serĂŁo imunizadas pela primeira vez, sĂŁo preconizadas duas doses, com intervalo mĂnimo de 30 dias entre elas.