Serviços do Detran/AL passam a ser realizados mediante agendamento durante isolamento social

Primeiro emplacamento e transferência de propriedade veicular são os procedimentos que estarão disponíveis

COMPARTILHE
Por: Ascom Detran/AL  Data: 24/04/2020 às 06:04
Fonte de Imagem: Reprodução
Primeiro emplacamento e transferência de propriedade veicular são os procedimentos que estarão disponíveis

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) disponibilizou, nesta quinta-feira (23), o agendamento on-line para os cidadãos que desejam realizar os serviços de primeiro emplacamento e transferência de propriedade durante o período de isolamento social. A iniciativa tem o objetivo de viabilizar a reabertura das concessionárias e revendedores de carros e motos, conforme estabeleceu o último Decreto Estadual Nº 69.700, publicado em 20 de abril.

O atendimento terá início a partir da segunda-feira (27) e estará disponível, exclusivamente, mediante agendamento no site da autarquia (www.detran.al.gov.br). Nesse primeiro momento, o atendimento presencial ocorrerá apenas na capital, na sede do Detran/AL, seguindo as recomendações de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Assim, será limitado a uma pessoa por veículo e o proprietário deverá utilizar máscara de proteção e manter distância de 1,5m entre as pessoas. Além disso, as concessionárias também deverão seguir os padrões de prevenção orientados no decreto.

O diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, reforça que todas medidas preventivas à doença serão tomadas pelos servidores. “Vamos tomar todos os cuidados com higiene e evitar aglomerações no atendimento para poder retornar com esse setor tão importante para a logística e para a economia”, explica.

Agendamento online

Para realizar o agendamento de um dos dois serviços, é necessário que o usuário já tenha efetuado o pagamento da guia de vistoria veicular e do serviço pretendido. Caso ainda não tenha feito, basta acessar o site do Detran/AL, emitir a guia de pagamento do serviço e efetuar o pagamento. Após isso, proceder com o  agendamento.

O agendamento está disponível em duas situações: A primeira para aquele usuário que já realizou a vistoria e só precisa dar entrada no processo, ou seja, entregar a documentação necessária para emissão do documento, e a segunda para aquele usuário que já pagou a guia, mas teve o serviço de vistoria interrompido por conta da suspensão do atendimento presencial.

Os usuários que ainda irão fazer a vistoria veicular devem acessar o link do agendamento on-line pelo site do órgão, informar o motivo da vistoria, telefone para contato e escolher dia e hora desejados.

Os usuários que já realizaram a vistoria e que não possuem cadastro no sistema de agendamento do JÁ da Seplag, ao acessarem o link do agendamento deverão realizar cadastro pessoal informando nome completo, CPF, CEP, email e número de celular.

Após completarem o cadastro, devem retornar ao link e realizar o agendamento do serviço, escolhendo o local DETRAN – 10ª CIRETRAN – Maceió (Detran sede), o tipo do serviço DETRAN SEDE – Entrada de Processo,  o dia e hora e confirmar o agendamento. Será disponibilizado comprovante do agendamento, contendo todas as orientações necessárias ao cidadão.

É importante ressaltar que a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinou a interrupção, por tempo indeterminado, do prazo para o proprietário realizar os procedimentos de transferência de propriedade do veículo e emplacamento de veículos novos. Portanto, a realização desses serviços no momento não é obrigatória, fica a critério do proprietário.