Projeção de sensação térmica foi feita por pesquisadores da USP e leva em conta a temperatura e o nível de umidade relativa do ar

Se você mora em alguma cidade das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil é bom se preparar para dias de temperaturas altíssimas. Isso e resultado da atuação de uma nova onda de calor extremo.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Sensação térmica pode chegar a 70ºC no Brasil por onda de calor extremo
O fenômeno extremo está previsto para durar até o dia 21 de fevereiro. E segundo uma projeção de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a sensação térmica nestes locais pode atingir marcas inacreditáveis.
Sensação térmica pode ser medida cientificamente
- A sensação térmica ou temperatura aparente, como também é chamada, é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar.
- Por isso, ela pode diferir da temperatura real marcada pelos termômetros.
- Mas engana-se quem acha que este é um sentimento individual ou que está sujeito a variações.
- Na realidade, a sensação térmica pode ser calculada de forma científica.
- Para isso, basta considerar a temperatura e o nível de umidade relativa do ar.
- O ponto de encontro entre as duas medidas é a sensação térmica.
As informações são da CNN.

Brasil deve registrar marcas inacreditáveis
Nesta terça-feira (11), as temperaturas em Porto Alegre podem alcançar 39ºC. Na capital gaúcha também podem ser registrados picos de umidade do ar chegando a 95%. Levando em conta a tabela de Climatologia Aplicada da USP, a sensação térmica por lá pode atingir 70ºC.
No Rio de Janeiro, a expectativa é de altas temperaturas na quarta (12) e quinta-feira (13). A cidade maravilhosa pode registrar até 39°C nos termômetros, além de uma umidade do ar de 88%. Esta combinação de fatores resulta em uma sensação térmica de 66ºC.

Já em São Paulo a expectativa é que o calor extremo também seja registrado nesta quarta e quinta, com previsão para máximas entre 34°C e 35°C. Com uma umidade do ar por volta de 85%, a sensação térmica na capital paulista pode chegar a 56ºC.