A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emite um alerta para a população do Estado de Alagoas, informando sobre a possibilidade de intensificação das chuvas nas próximas horas.
De acordo com as informações obtidas a partir do monitoramento das condições meteorológicas atuais e dos modelos numéricos de previsão do tempo, as últimas rodadas indicam a ocorrência de chuvas nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. A previsão é de que essas chuvas se intensifiquem durante a tarde de hoje (31) e possam se estender até quinta-feira, dia 1º.
As condições sinóticas mostram a atuação de um cavado em baixos e médios níveis da atmosfera, associado ao escoamento de sudeste, favorecendo a formação de áreas de instabilidade na faixa leste da Região Nordeste, principalmente entre o litoral de Pernambuco e Sergipe nas próximas 24 horas. Portanto, é necessario uma atenção especial para as regiões ambientais do Litoral e Baixo São Francisco do Estado de Alagoas.
Os riscos associados a esse cenário incluem chuvas de intensidade fraca a moderada, que podem persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados da faixa litorânea, incluindo a região metropolitana de Maceió. Nas demais regiões ambientais do Estado, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
É essencial que a população adote medidas de segurança e esteja preparada para lidar com a possibilidade de chuvas intensas. Recomenda-se seguir as seguintes orientações:
- Fique atento às informações e avisos das autoridades competentes, como a Defesa Civil e órgãos de meteorologia;
- Evite áreas de risco, como encostas, morros, regiões sujeitas a alagamentos e inundações;
- Mantenha-se informado sobre as condições climáticas por meio de fontes confiáveis, como rádio, televisão, sites oficiais e aplicativos de previsão do tempo;
- Em caso de chuvas fortes, evite transitar por áreas alagadas e não se arrisque atravessando correntezas;
- Realize a limpeza de calhas e canaletas em sua residência, a fim de facilitar o escoamento adequado da água da chuva.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) continua monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.