Até o momento não há risco de transbordamento dos principais rios do Estado de Alagoas
A chuva que cai desde a manhã de segunda-feira, e que intercala com tempo nublado, deve continuar a ser registrada durante toda a terça-feira (9), conforme aviso meteorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL).
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Semarh divulga aviso meteorológico para regiões de Alagoas
Há indicativo de continuidade das chuvas de intensidade fraca a moderada na metade leste do estado até a quarta-feira (10). As regiões atingidas são: o Litoral, a região metropolitana de Maceió, a Zona da Mata e o Baixo São Francisco.
“A atuação cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, associado ao escoamento de leste/sudeste transportando umidade do Oceano Atlântico, favorecem a formação de nebulosidade sobre a metade leste do Estado de Alagoas nas próximas 48 horas. Estas condições meteorológicas poderão gerar acumulados pluviométricos significativos sobre o Estado de Alagoas durante esta terça-feira podendo se estender pela quarta-feira”, mostra a previsão da Semarh-AL.
Com a continuidade da chuva, e com a soma dos acumulados já registrados nas últimas 24 horas, há risco elevado de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos córregos, riachos e rios e aumenta significativamente o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.
Até o momento não há risco de transbordamento dos principais rios do Estado de Alagoas. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. “Caso haja intensificação das condições meteorológicas e/ou aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, será emitido alerta meteorológico ou hidrometeorológico”.
Alerta amarelo do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o alerta amarelo até às 10h de quarta-feira. No aviso de acumulado de água com perigo potencial, a chuva deve ser registrada
entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
As instruções são: evite enfrentar o mau tempo; observe alteração nas encostas; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).