Semarh alerta para a possibilidade de cheias no Rio São Francisco

COMPARTILHE
Por: Ascom Semarh  Data: 12/01/2022 às 07:20
Fonte de Imagem: Reprodução

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hidricos (Semarh) alerta para a possibilidade de cheias no Rio São Francisco a partir desta terça-feira (12).

De acordo com as informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), as vazões defluentes serão elevadas de forma gradual até alavancar 4.000m3/s. Volume este que será atingido no dia 24.

Começando a elevação de 500m3/s a cada dois dias até atingir a meta informada.

É indicado que a população não ocupe o leito do Rio São Francisco, além de suas ilhas, evitando assim ações com embarcações neste período, além de evitar os bares, e deixar as áreas próximas do leito do rio.

O alerta é válido para os municípios de Piranhas, Pão de Açúcar, São Brás, Traipu, Belo Monte, Porto Real do Colégio, Penedo e Piacabucu.

Maiores informações podem ser obtidas na Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio São Francisco.

A Agência Nacional de Águas (ANA) acompanha a operação em articulação com o ONS e demais entes responsáveis e divulga a melhor informação disponível aos interessados por meio de reuniões e pelo boletim diário da bacia (https://www.gov.br/ana/pt-br/sala-de-situacao/sao-francisco).