Ícone do site AlagoasWeb

Secretaria do Trabalho e Instituto de Identificação firmam parceria para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

CIN será emitida também na unidade móvel do Sine Alagoas durante ações que têm início em setembro deste ano

Em busca da ampliação dos serviços oferecidos à população, a Secretaria do Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) fechou uma parceria com o Instituto de Identificação de Alagoas para realizar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) durante as ações com a unidade móvel do Sine-AL que acontecem em todo o estado.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Secretaria do Trabalho e Instituto de Identificação firmam parceria para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

O secretário executivo da Seteq, Erik Silveira, visitou esta semana a perita-geral da Polícia Científica de Alagoas, Rosana Coutinho, para formalizar a parceria e destacou a importância da ampliação desse atendimento.  “Essa parceria com o Instituto de Identificação vai possibilitar que mais alagoanos possam ter acesso à nova Carteira de Identidade Nacional durante as ações com o Sine Móvel. Esse já era um desejo nosso, que agora se torna possível. Além de se cadastrar no Sine e tirar a Carteira de Trabalho digital, os trabalhadores poderão também solicitar a nova Carteira de Identidade em um só lugar”, celebrou Erik Silveira.


A perita-geral Rosana Coutinho afirmou que o Governo de Alagoas investe no crescimento da rede de atendimento do Instituto de Identificação. Para ela, a criação de pontos de atendimento descentralizados visa alcançar áreas mais remotas e reduzir a demanda nos centros urbanos.

Além da inauguração de novos postos, a Polícia Científica busca parcerias, colaborações, acordos e integração com outras instituições para promover a cidadania. Segundo a perita-geral, parcerias como a estabelecida com a Seteq são fundamentais para otimizar o processo de emissão de carteiras de identidade, o que torna o serviço estadual mais acessível e eficiente para a população.

Secretaria do Trabalho e Instituto de Identificação firmam parceria para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

“Essa parceria é de suma importância, pois o Sine é um espaço de acolhimento dos trabalhadores, com foco na empregabilidade, especialmente para o primeiro emprego. A Carteira de Identidade é um documento essencial para se candidatar às vagas de trabalho. Portanto, a exemplo de outros estados, vamos unir esforços para implantar um posto de emissão de carteiras de identidade na unidade móvel do Sine”, afirmou Rosana Coutinho.

Ações iniciam em setembro
A parceria também foi debatida em outra reunião realizada na sede da Seteq. O secretário executivo Erik Silveira se reuniu com o superintendente do Instituto de Identificação, Antônio de Andrade, com os papiloscopistas Marcelo Casado e Luciane Lima, chefe de Identificação Civil, a colaboradora do Instituto de Identificação, Vagna Ferreira, e o coordenador do Sine-AL, Lamonier Leite. A ação conjunta será iniciada em setembro. O atendimento também será ampliado quando for inaugurada a Casa do Trabalhador, ainda este ano.

A nova CIN
A nova Carteria de Identidade Nacional vai transformar a identificação do cidadão. A emissão do documento agora tem padrão nacional e número único para todas as unidades da Federação.

Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil. Tudo isso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos.

Para além de um documento de identificação, a CIN conecta o ciclo de vida do cidadão, do nascimento ao óbito, e interrompe a fragmentação de sistemas e informações divergentes, bem como o uso de múltiplos documentos para identificação nas relações do cidadão com o Estado e com o setor privado.

Inovação
A CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.

Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países.

Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.

Sair da versão mobile