São Miguel dos Campos conquista Selo UNICEF pela primeira vez

Por: Redação / Assessoria  Data: 06/11/2024 às 13:13

Índices indicam que municípios melhoraram em vacinas, permanência na escola e fortalecimento dos sistemas de proteção

São Miguel dos Campos conquista Selo UNICEF pela primeira vez

De forma inédita, São Miguel dos Campos recebeu nesta quarta-feira “, 06 de novembro de 2024, o Selo UNICEF. Ele está entre os 923 municípios brasileiros que alavancaram mais suas políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024, em comparação à média nacional em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

São Miguel dos Campos conquista Selo UNICEF pela primeira vez

Os índices indicam que os municípios contemplados melhoraram em vacinas, permanência na escola e fortalecimento dos sistemas de proteção.

O prefeito George Clemente se pronunciou sobre a conquista. “Após quatro anos de muito trabalho, conseguimos melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências”, enfatizou.

“Estamos investindo em políticas públicas voltadas à infância e adolescência, para garantir os direitos fundamentais a milhares de meninos e meninas. Nosso dever é criar uma trajetória plena, com oportunidades, protegidos e tendo melhores condições para viver”, complementou o prefeito George.

São Miguel dos Campos conquista Selo UNICEF pela primeira vez

São Miguel dos Campos conquista Selo UNICEF pela primeira vez

Nestes 923 municípios, nos estados das regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e norte de Minas Gerais, vivem mais de 8 milhões de meninas e meninos de zero a 17 anos.

Para chegar a estes resultados, os municípios reconhecidos com o Selo UNICEF se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e metal de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais. 

“Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O UNICEF comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do UNICEF, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.  

A Articulação para a conquista do Selo foi composta pelos seguintes órgãos de São Miguel dos Campos: Secretaria Municipal da Infância, Juventude e Promoção da Paz; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria de Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Comunicação Social; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente; Núcleo de cidadania dos adolescentes (NUCA).

São Miguel dos Campos conquista Selo UNICEF pela primeira vez