Dados reforçam o perfil de São Miguel dos Campos como um polo urbano robusto

Neste dia 18 de junho, São Miguel dos Campos celebra sua emancipação política, ocorrida em 18 de junho de 1864, quando foi elevada à categoria de cidade pela lei nº 423, deixando de ser vinculada à então vila de Alagoas (atual Marechal Deodoro), segundo a Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos e registros oficiais do IBGE.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
São Miguel dos Campos completa mais um ano de emancipação e o IBGE está junto para comemorar
De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, o município tem 51.990 habitantes, figurando entre os 8 maiores municípios de Alagoas – atrás de Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro, Penedo e União dos Palmares.
Esta população está distribuída em uma área territorial de 335,68 km² (Alagoas tem 27.830 km²), resultando em uma densidade de 154,9 hab/km². O território miguelense é ocupado por 18.797 domicílios particulares permanentes.
O Censo Demográfico 2022 também mostrou que cerca de 48% dos domicílios têm esgotamento sanitário adequado (rede geral ou fossa séptica), enquanto 52% têm esgotamento inadequado (44,2 % fossa rudimentar/buraco; 2,5 % vala; 2,5 % direta em cursos d’água; 2,8% outros meios).
A economia local tem forte presença da agricultura. Segundo a Pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM 2023) e o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA 2023), o município se destaca no cultivo de cana-de-açúcar, arroz, milho e mandioca, culturas historicamente arraigadas e ainda hoje responsáveis por grande parte do valor da produção agrícola. Essas atividades alimentam a economia regional e sustentam boa parcela da população no meio rural.
Esses dados reforçam o perfil de São Miguel dos Campos como um polo urbano robusto (top 8 em população), com relevância territorial, significativo parque habitacional e desafios e avanços no saneamento; além de um forte embasamento agrícola, com destaque para as principais lavouras plantadas.
Parabéns a todos os miguelenses! Que essa data de emancipação política inspire ainda mais o desenvolvimento social e econômico da cidade, valorizando suas raízes históricas e o protagonismo agrícola.
O IBGE comemora junto com a população o aniversário de São Miguel dos Campos!
Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com