Samu realiza parto de jovem de 19 anos que fazia exames em clĂ­nica particular

Por: Redação / Arnaldo Santtos  Data: 06/06/2024 Ă s 06:12

Ao chegarem ao local Samu já encontrou a jovem em trabalho de parto

Imagem: Arnaldo Santtos

O que seria um exame de ultrassom de rotina, se transformou em um momento de tensão para a jovem Maria Eduarda Araújo, 19 anos. Grávida, mas sem ter realizado o pré-natal adequadamente, ela estava em uma clínica particular situada no bairro Serraria, em Maceió, onde realizaria o procedimento, quando começou a sentir as dores do parto, levando a médica que a atendia a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Receba as notĂ­cias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Samu realiza parto de jovem de 19 anos que fazia exames em clĂ­nica particular

Ao receber o chamado, os plantonistas da Central Maceió do Samu Alagoas encaminharam uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI Móvel) até a clínica onde a gestante se encontrava, visando prestar socorro e encaminhá-la até uma maternidade. Ao chegarem ao local, Maria Eduarda Araújo já se encontrava em trabalho de parto e a equipe realizou o procedimento antes mesmo que o exame tivesse sido feito.

“Nossos socorristas estão aptos e capacitados para realizarem qualquer atendimento de urgência e emergência, bem como, os relacionados aos partos. O convencional é prestar o socorro e encaminhar a parturiente para a maternidade mais próxima do local onde ela estiver, mas, em alguns casos, a equipe realiza o parto, como ocorreu com Maria Eduarda Araújo”, destacou a coordenadora geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana.

Samu realiza parto de jovem de 19 anos que fazia exames em clĂ­nica particular

O médico do Samu, Eliandro Rodrigues Viana, destacou que, apesar da gestante ter tido dores intensas, os procedimentos para o nascimento da bebê foram tranquilos. “Fizemos o corte do cordão umbilical e a retirada da placenta sem nenhuma intercorrência. Foi a terceira gestação da gestante”, frisou, ao informar que, depois do procedimento, a mãe e a bebê foram encaminhadas para um hospital particular. 

O parto durou cerca de 25 minutos. A equipe de socorristas do Samu que atenderam a gestante foi composta pelo médico Eliandro Rodrigues Viana, pela enfermeira Misabel Souza Silva, e pelo condutor socorrista Marcio Moreira. Mãe e a bebê passam bem.