Ao chegarem ao local Samu já encontrou a jovem em trabalho de parto
O que seria um exame de ultrassom de rotina, se transformou em um momento de tensão para a jovem Maria Eduarda Araújo, 19 anos. Grávida, mas sem ter realizado o pré-natal adequadamente, ela estava em uma clínica particular situada no bairro Serraria, em Maceió, onde realizaria o procedimento, quando começou a sentir as dores do parto, levando a médica que a atendia a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Samu realiza parto de jovem de 19 anos que fazia exames em clínica particular
Ao receber o chamado, os plantonistas da Central Maceió do Samu Alagoas encaminharam uma Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI Móvel) até a clínica onde a gestante se encontrava, visando prestar socorro e encaminhá-la até uma maternidade. Ao chegarem ao local, Maria Eduarda Araújo já se encontrava em trabalho de parto e a equipe realizou o procedimento antes mesmo que o exame tivesse sido feito.
“Nossos socorristas estão aptos e capacitados para realizarem qualquer atendimento de urgência e emergência, bem como, os relacionados aos partos. O convencional é prestar o socorro e encaminhar a parturiente para a maternidade mais próxima do local onde ela estiver, mas, em alguns casos, a equipe realiza o parto, como ocorreu com Maria Eduarda Araújo”, destacou a coordenadora geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana.
Samu realiza parto de jovem de 19 anos que fazia exames em clínica particular
O médico do Samu, Eliandro Rodrigues Viana, destacou que, apesar da gestante ter tido dores intensas, os procedimentos para o nascimento da bebê foram tranquilos. “Fizemos o corte do cordão umbilical e a retirada da placenta sem nenhuma intercorrência. Foi a terceira gestação da gestante”, frisou, ao informar que, depois do procedimento, a mãe e a bebê foram encaminhadas para um hospital particular.
O parto durou cerca de 25 minutos. A equipe de socorristas do Samu que atenderam a gestante foi composta pelo médico Eliandro Rodrigues Viana, pela enfermeira Misabel Souza Silva, e pelo condutor socorrista Marcio Moreira. Mãe e a bebê passam bem.