Ação ocorreu na Escola Municipal Higino Belo que fica bairro Farol, em Maceió
O Projeto Samu nas Escolas levou conhecimento sobre primeiros socorros para crianças e adolescentes da Escola Municipal Higino Belo, no bairro Farol. A iniciativa teve o objetivo de conscientizar sobre emergências, como engasgos, quedas, queimaduras, choque elétrico e desmaios, além de alertar sobre os problemas que os trotes para o número 192 podem gerar.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Samu ensina primeiros socorros e alerta sobre trotes para estudantes da rede pública
Durante as apresentações dos acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social, os alunos aprendem técnicas práticas de desobstrução de vias aéreas em casos de engasgo, tanto em crianças, quanto em adultos. Além disso, os estudantes foram instruídos sobre como agir em casos de queimaduras de diferentes graus, como identificar e tratar desmaios e o que fazer em situações de queda da própria altura.
A enfermeira Beatriz Santana, coordenadora-geral do Samu Maceió, destacou a importância da educação em primeiros socorros desde cedo. “Ensinar as crianças a reagir corretamente em situações de emergência pode salvar vidas. Elas se tornam multiplicadoras de conhecimento em suas comunidades”, frisou.
Além disso, ela reforçou para as crianças que os trotes são perigosos. “Cada segundo conta em uma emergência e precisamos garantir que o socorro chegue a quem realmente precisa”, salientou Beatriz Santana.
Samu ensina primeiros socorros e alerta sobre trotes para estudantes da rede pública
Adan Teles de Souza Fonseca, de 8 anos, estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, expressou entusiasmo ao participar das atividades. “Eu aprendi a ajudar meus amigos se eles se engasgarem ou caírem. Agora sei como chamar ajuda e o que fazer até o socorro chegar”, disse, enquanto conhecia o funcionamento de uma ambulância do Samu.
O Samu nas Escolas também aborda a questão do choque elétrico, orientando sobre os riscos e as medidas de segurança que devem ser tomadas para prevenir acidentes. As crianças receberam informações que podem fazer a diferença em momentos críticos, como desligar a fonte de eletricidade antes de tentar socorrer alguém.
A professora Jesus Leal, diretora da Escola Municipal Higino Belo, elogiou o Samu nas Escolas. “Esse projeto é fundamental para nossas crianças. Elas aprendem não apenas a se proteger, mas também a proteger suas famílias e amigos. É um conhecimento que leva para a vida toda”, enfatizou.
Ferramenta poderosa
Outro aspecto essencial abordado no projeto Samu nas Escolas foi a conscientização sobre os trotes. As crianças foram instruídas sobre os prejuízos causados por chamadas falsas ao número 192, que podem prejudicar os atendimentos reais e colocar vidas em risco.
“Com o Projeto Samu nas Escolas, o Samu Maceió não só fortalece a rede de assistência à saúde, mas, também, planta sementes de conhecimento e responsabilidade nas futuras gerações. A educação em primeiros socorros é uma ferramenta poderosa para salvar vidas e criar uma comunidade mais preparada e consciente”, destacou o secretário de Estado da Saúde de Alagoas, médico Gustavo Pontes de Miranda.